Ícone do site Jornal da Chapada

18 dos 26 presos suspeitos de desvio de verbas são libertados de presídios

pf
‘Operação 13 de Maio’ foi deflagrada na terça-feira | FOTO: Reprodução/TV Bahia |

As 18 pessoas detidas no primeiro dia da “Operação 13 de Maio”, da Polícia Federal (PF), que investiga desvio de verbas com valor que supera R$ 70 milhões em prefeituras baianas, foram libertadas dos presídios neste sábado (17), após cumprimento dos cinco dias previstos nos mandados de prisão temporária. Seis estavam detidos na Cadeia Pública, situada no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador, e outros 12 no presídio de Feira de Santana. Além deles, um suspeito foi preso em Brasília e já pode sair neste sábado, diz a PF.

Leia também:
Verba desviada na Bahia em esquema ilegal chega a R$ 70 milhões, diz PF
Sobe para 26 número de presos em esquema de desvio de verba na Bahia

A soltura na Bahia foi confirmada por volta as 19h deste sábado pelo Major Júlio César, diretor prisional da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP-BA). Todos eles prestaram depoimento, mas o teor dos relatos ainda não foi divulgado. Entre os investigados, estão ex-secretários municipais, políticos, funcionários públicos e empresários. Além deles, as sete pessoas que se entregaram à PF no dia seguinte à operação devem ser liberadas no domingo (18). Entre eles, estão dois prefeitos: José Idelfonso Borges do Santos, de Fátima, e Clegivaldo Santa Rosa, de Sítio do Quinto, ambos do PDT.

A operação pretendia cumprir, ao todo, 29 mandados de prisão, mas conseguiu achar 26 dos investigados. Ela foi realizada em 26 municípios do estado, além de Aracaju (SE) e Brasília (DF). Do total dos mandados de prisão emitidos na operação, dois são para prefeitos, quatro ex-prefeitos, quatro vereadores, seis secretários ou ex-secretários, além de diversos servidores públicos. Pelo menos 90 laudos periciais foram emitidos. Com informações do Portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas