Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Céu permanece encoberto e chuvoso na parte leste da região

chuva
Na faixa centro-leste, incluindo o Recôncavo, o nordeste, o sul e a parte leste da Chapada Diamantina e sudoeste, o que mantém o céu encoberto e chuvoso são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo para este final de semana, na Bahia, permanecem sem mudanças significativas, principalmente em relação à chuva. Isto se deve à contínua influência de dois sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Um dos sistemas é uma massa de ar seco em atuação na faixa centro-oeste do estado, o que deve manter o céu ensolarado e com pouca chance de chuva, principalmente nas regiões oeste, São Francisco e parte do norte, Chapada Diamantina e sudoeste.

Na faixa centro-leste, incluindo o Recôncavo, o nordeste, o sul e a parte leste da Chapada Diamantina e sudoeste, o que mantém o céu encoberto e chuvoso são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. No entanto, a chuva mais frequente e com maior intensidade é esperada para as regiões do Recôncavo e nordeste. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), chuva de fraca intensidade, e em áreas isoladas, também está prevista para a região norte do estado. Nesse caso é o calor, somado ao elevado índice de umidade do ar, o principal responsável pela ocorrência de chuva.

A permanência do tempo chuvoso, aliada à proximidade do final do outono, vem sendo percebida com a redução na temperatura, situação que deve continuar nos próximos dias, quando a mínima poderá variar entre 15°C e 17°C em algumas regiões do estado, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina, sudoeste e oeste. Já a maior temperatura não deve ultrapassar 33°C, máxima esperada para as regiões oeste e São Francisco. Em Salvador e região metropolitana, onde o céu continua encoberto e chuvoso, a temperatura permanecerá estável, com mínim de 21°C e máxima de 30°C.

Maré
Desta sexta-feira a domingo (23 a 25), a maré deve atingir altura máxima entre zero hora e 3h e das 12 às 15h, variando de 1,8 e 2,6 metros. Já a altura mínima deverá ser registrada entre 6 e 9h e das 18 às 21h, oscilando de 0,3 a 0,8 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca com altura máxima podendo chegar até 1,5 metro.

Radiação
O outono é a estação de transição entre o verão (com temperatura elevada e chuva mais intensa, porém de curta duração) e o inverno (temperatura mais amena e chuva de fraca intensidade com maior durabilidade).

Nas suas estações, os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) são elevados, como pode ser observado na previsão para o período entre esta sexta e domingo, quando deve variar de 7 a 9, o que requer cuidado quanto à exposição ao sol, principalmente das 10 às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas