Ícone do site Jornal da Chapada

TCE: Gaban defende criação de auditoria interna na estrutura dos próximos governos

gaban
Deputado estadual e líder do DEM, que disputa vaga no Tribunal de Contas do Estado, é sabatinado pela Assembleia Legislativa | FOTO: Reprodução/Jornal da Chapada |

Candidato à vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), no cargo até então ocupado pelo conselheiro Zilton Rocha, que antecipou sua aposentadoria, o deputado Carlos Gaban (DEM), indicado pela bancada de oposição da Assembleia Legislativa, foi sabatinado, nesta terça-feira (27), pelos parlamentares da Casa. Com larga experiência no Legislativo, considerado pelos colegas como um estudioso nos exames das contas públicas, o líder do Democratas deixou claro qual será sua bandeira, caso seja eleito. “Quando chegar no Tribunal de Contas do Estado farei uma defesa intransigente para que se implante a auditoria interna na estrutura dos próximos governos. Apoiarei, defenderei, e lutarei, se chegar ao TCE, para que tenhamos um controle externo cada vez mais atuante, cada vez mais treinado e preparado”, enfatizou o deputado.

“Não é dever do Tribunal de Contas punir ninguém, o órgão, inclusive, deve auxiliar os governadores, apontando, no transcurso do ano, as eventuais falhas que tiverem, para que os governos corrijam as irregularidades. Mas isso só poderá ser feito se o governo tiver um controle interno implantado e o TCE uma auditoria externa atuante”, completou. Gaban disputa a vaga com o deputado federal Zezéu Ribeiro (PT), indicado pelo governador do estado. O parlamentar reiterou que não tem nada pessoal contra o colega, o qual respeita muito, porém salientou a importância da Casa defender os seus direitos. “Para um Poder Legislativo ser forte, tem que cumprir com as suas obrigações. Cabe a ele indicar as vagas. Prerrogativas de um poder têm que ser respeitadas. Se a vaga pertence à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia tem que ser, ou de um deputado estadual ou de um ex-deputado, nunca de fora”, justificou.

Formado em Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Elétrica, Carlos Gaban já assumiu cargos importantes ao longo da carreira. Eleito por quatro mandatos consecutivos, o parlamentar já foi Presidente da Casa, vice-líder da maioria, integrante de diversas comissões no parlamento, e atualmente, também é membro da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia. Acumula ainda no currículo a função de diretor geral do Departamento de Telecomunicações do Estado da Bahia e presidente da Companhia de Engenharia Rural da Bahia-CERB. Emocionado, Gaban afirmou que se tiver a honra de exercer o cargo de conselheiro do TCE não decepcionará a Casa, e o fará com a mesma dignidade que exerceu todos seus outros cargos públicos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas