Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Frente fria deixa céu encoberto com possibilidade de chuva fraca neste final de semana

frente
A temperatura baixa na Chapada Diamantina tem mínima de até 15°C; típica do final do outono e início do inverno | FOTO: Reprodução/Google |

O tempo na Bahia continua tendo influência de uma massa de ar seco, neste final de semana, o que deve manter o céu ensolarado e sem chuva na maior parte do estado. Mesmo com essa tendência, a passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste brasileiro deve intensificar os ventos vindos do Oceano Atlântico em direção ao Nordeste do país. Com isso, aumenta a chance de ocorrer chuva em algumas áreas da Bahia, principalmente em áreas próximas ao litoral, a exemplo do Recôncavo e sul.

Chuva de fraca intensidade também está prevista para outras regiões do estado como a Chapada Diamantina e o sudoeste. Acompanhada de neblina, a chuva será mais frequente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, o que manterá a temperatura baixa nessas regiões, com mínima de até 15°C – típicas do final do outono e início do inverno -, de acordo com a previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Baixa temperatura também é esperada em outras regiões da Bahia, a exemplo do oeste e norte, onde a mínima poderá chegar aos 17°C , principalmente nas primeiras horas da manhã e nas áreas serranas. No período da tarde, também são nessas regiões onde está prevista temperatura mais alta no estado, com máxima podendo chegar a 33°C . Para Salvador e região metropolitana, onde o predomínio é de céu encoberto e chuvoso, a temperatura ficará estável (mínima de 21°C e máxima de 29°C ).

Maré
Desta sexta-feira a domingo (30 de maio a 1º de junho), a maré deverá atingir altura máxima entre as 4 e 6h e das 16às 18h, variando de 1,7 e 2,7 metros . Já a altura mínima deverá ser registrada entre as 10 e 12h e das 22 e à zero hora, oscilando de 0,3 a 0,6 metro . As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca com altura máxima podendo alcançar 1,5 metro .

Radiação
O outono é a estação de transição entre o verão (temperatura elevada e chuva mais intensa, mas de curta duração) e o inverno (temperaturas mais amena e chuva de fraca intensidade e maior durabilidade). Nas duas estações, os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) são elevados, como pode ser observado na previsão para o período entre esta sexta e domingo, quando deve variar de 06 a 09. Para evitar danos à saúde por conta da exposição ao sol,- principalmente das 10 às 16h, é recomendado uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas