Ícone do site Jornal da Chapada

Festejos juninos do Pelourinho começam nesta terça-feira

pelourinho
Na terça, o Largo Pedro Archanjo recebe, às 21h, o sanfoneiro Jó Miranda, que interpreta canções autorais e músicas dos festejos nordestinos | FOTO: Reprodução |

O mês de junho se inicia em clima festivo no Centro Histórico de Salvador. O Ciclo de Festejos Juninos do Pelô, que começa nesta terça-feira (3), terá muito forró e shows gratuitos. Zelito Miranda, Cicinho de Assis, Missinho e o evento Forró do Povão estão entre os destaques até o próximo dia 10. A programação é promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias, órgão da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), e está disponível no site www.pelourinho.ba.gov.br.

Na terça, o Largo Pedro Archanjo recebe, às 21h, o sanfoneiro Jó Miranda, que interpreta canções autorais e músicas dos festejos nordestinos. No Largo Tereza Batista, no mesmo horário, a cantora Vanesca Pinheiro abre a festa do forró universitário. No Largo Quincas Berro D’Água, a festa vai ser em dose dupla, a partir das 20h. Zé Grilo e Sua Gente promete fazer todo mundo dançar juntinho ao som do autêntico forró pé de serra. Mais tarde, às 22h, a banda Pirombaião mescla suas harmonizações inovadoras e criativas a grandes sucessos da música tradicional nordestina.

Cultura percussiva
A Orquestra Popular da Bahia se apresenta na quarta-feira (4), no Largo Pedro Archanjo, às 20h, mostrando a cultura percussiva baiana num resgate da raiz e a essência de toda a história do axé music desde os anos 80. Na quinta (5), no Largo Pedro Archanjo acontece a Mostra de Resultados da 1º Feira de Artesanato do Sesc, das 10 às 17h, com atrações como Peões do Forró, show de repentistas e apresentação de teatro e concurso de dança.

No mesmo dia e local, às 20h, se apresentam Zéu Lobo e Banda Alcatéia, e às 22h30, o forrozeiro Cicinho de Assis encerra a noite. No Largo Quincas Berro D’Água, às 20h30, o cantor Missinho retorna ao Pelô, agora em um projeto voltado para os festejos juninos. Na sexta (6), o Pelourinho se transforma no arraiá de solidariedade, com o Forró do Povão, que, na terceira edição, traz a banda Forrozão e o cantor Zelito Bezerra como atrações principais. O evento acontece no Largo Tereza Batista, às 19h, e o ingresso é um quilo de alimento não perecível. No Largo Pedro Archanjo, às 21h, o palco é do forrozeiro Eugênio Cerqueira. No Largo Quincas Berro D’Água, 21h, a alegria fica por conta da Banda Serra Norte.

No sábado (7), tem Zelito Miranda, no Largo Pedro Archanjo, às. Conhecido como ‘o rei do forró temperado’, que mostra a sua experiência musical de 25 anos de carreira. No Largo Tereza Batista, no mesmo horário, a banda de forró pé de serra, Matuto Ligado, mostra a mistura do tradicional com o moderno no repertório. No Largo Quincas Berro D’Água, a festa vai ser comandada pela Banda Forró Xote. Todos às 21h.

Próxima semana
Na terça-feira (10), o clima junino continua esquentando a programação do Pelô. No Largo Tereza Batista, Dinho de Oliveira leva ao palco ritmos do cancioneiro nordestino. No Largo Quincas Berro D’Água, acontece o show de Cristiano Leão e Banda Forroxote. As apresentações são às 21h.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas