Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cavalgada de Tanquinho à Lençóis abre festejos do São João no município

vaqueiros
Durante o trajeto, os puxadores fazem chamadas para sensibilizar os participantes sobre as questões ambientais | FOTO: Reprodução/Arquivo |

No dia 15 de junho, como acontece há 25 anos, mais de 400 pessoas, que formam os grupos da tradicional Cavalgada vão de Tanquinho até Lençóis para levar o estandarte do São João – iniciando o período de festejos juninos na cidade. Durante o trajeto, os puxadores fazem chamadas para sensibilizar os participantes sobre as questões ambientais. Os cavaleiros e amazonas, entre adultos, jovens e crianças, vão se encontrar às 9h no Centro Administrativo de Tanquinho onde participam de um café da manhã coletivo e da missa campal, momento em que recebem a benção de Nossa Senhora da Aparecida para iniciarem o trajeto. Ao total serão percorridos 22 quilômetros, passando pelo Rio Santo Antônio e Fazenda Bonita, até chegar ao centro histórico de Lençóis.

Na Praça das Nagôs um trio elétrico com o locutor, Jorbas Nascimento e os aboiadores Bui e Deraldo animam a plateia com rimas, versos e música sertaneja. Esse ano, o evento vai contar com a participação do Grupo Vaqueiros Literários, formado por moradores de Lençóis, entre eles crianças, que recitam versos autorais sobre a tradição das cavalgadas e a importância da leitura. O evento finaliza com uma grande festa no Clube Social, com shows de bandas locais e muita diversão, além da entrega das premiações para cavaleiros mais velho, amazonas mais arrumada, grupo mais organizado, cavaleiro mirim, entre outros. Para arrecadar fundos para festa, a comissão organizadora vende camisetas e realiza bazares.

Programação Cavalgada – Tanquinho Lençóis
Data: 15 de junho
9:00h – Concentração dos grupos no de Centro Administrativo de Tanquinho
9:30h – Café da Manhã coletivo
10:00h – Missa para receber a Benção de Nossa Senhora da Aparecida
11:00h – Saída dos Grupos em direção a Lençóis
15:00h – Chegada dos Grupos na cidade
18:00h – Início da Festa no Clube Social
18:30h – Premiação

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas