Ícone do site Jornal da Chapada

Plenária do PGP retorna a Feira de Santana e reúne mais de 3 mil participantes

copa
O pré-candidato Rui Costa com o parlamentar federal Valmir Assunção na plenária do PGP em Feira de Santana | FOTO: Tássio Brito |

O Programa de Governo Participativo (PGP 2014) do pré-candidato ao governo da Bahia, Rui Costa (PT), realizou sua plenária de finalização neste domingo (8) em Feira da Santana. O encontro dessa vez foi para recolher as demandas do território de identidade do Portal do Sertão, e aconteceu espaço Zilas Cerimonial, com a presença de mais de 3 mil pessoas. Em clima de Copa do Mundo, Rui participou do evento vestido com a camisa da seleção brasileira e acompanhou de perto debates com movimentos sociais, como o de luta pela terra, que apresentou as demandas trabalhadas pelo grupo que atuou na região para construí-las. O MST, por exemplo, junto com o deputado federal Valmir Assunção, conseguiu reunir centenas de militantes para pedir a inclusão de ações como a desapropriação de terras improdutivas para a reforma agrária, universalização de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), e implantação de assentamentos sustentáveis.

Militantes do MST cobram ações de reforma agrária e de sustentabilidade em Feira de Santana | FOTO: Tássio Brito |

“Foi anunciada uma série de novas ações para ser incluída no PGP de Rui Costa e que considero fundamentais para o desenvolvimento regional, como revitalização do Rio Subaé, a garantia de direitos trabalhista para trabalhadores de empresas terceirizadas pelo estado, instalação de sistema público de comunicação, inclusive com internet gratuita, construção de novo hospital em Feira de Santana, apoio para novos campi da Universidade Federal do Recôncavo, duplicação da BA 502 e do anel viário de Feira”, pontua o petista ao lado do presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, e da secretário de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa.

Para Valmir, algumas dessas demandas têm a influência da participação popular, considerada por ele como “mais um passo importante na consolidação do projeto do PT para a Bahia”. Entre essas demandas estão a regionalização dos hospitais de Santo Estevão, Irará e Conceição do Jacuípe e a utilização do potencial da barragem Pedra do Cavalo, para fortalecer a piscicultura e o turismo. Participaram da plenária a chapa majoritária completa, com Rui Costa, governador, João Leão (PP), vice-governador e Otto Alencar (PSD), para o Senado. Marcou presença também, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) e membros dos partidos da base.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas