Ícone do site Jornal da Chapada

Blogueiro do ‘Pura Política’ é condenado em mais um processo

blogueiro
O dono do site Pura Política, João Andrade, durante ato de prisão | FOTO: Reprodução/Bocão News |

O proprietário do extinto site Pura Política, João Andrade Neto, foi condenado a cinco meses e dez dias de detenção por difamação ao empresário Ricardo Luzbel. No dia 25 de abril de 2010, o blogueiro publicou um texto no sítio eletrônico em que destacou, sílabas que formavam o nome do empresário. “Vejam por exemplo, a LUZ de algumas BELdades, hipócritas, podres e verdadeiros abutres dentro de um terno, gravata e sapatos de grife”, disse no post. O condenado chegou a requerer o trancamento da ação penal por alegar falta de justa causa, mas a juíza Regina Maria Couto de Cerqueira julgou parcialmente procedente a queixa-crime oferecida pelo advogado Gamil Föppel.

“Verifica-se que este restou sobejamente configurado, tendo em vista que quando o Querelado veiculou notícia em site de grande porte, do qual é um dos proprietários, (…) com o fito de assacar a honra objetiva do Querelante, tanto assim que se utilizou de recursos visuais para indicar a quem se referia, colocando prefixos, em palavras diferentes, que juntos formam o sobrenome do Querelante, em caixa alta, negrito e tinta preta, de um texto escrito na cor vermelha”, diz a magistrada na sentença.

Segundo ela, o condenado agiu com “reprovável culpabilidade” e não possui bons antecedentes e informações favoráveis quanto a sua conduta. Além disso, o motivo do delito seria “execrável” e a vítima não influenciou na sua prática. A juíza converteu a pena em prestação de serviços à comunidade, que deverão ser desenvolvidas em local designado pelo Juízo de Execução, e determinou que o blogueiro pague as custas processuais.

João Andrade Neto já foi condenado, em 2013, por difamação contra o advogado e empresário Francisco (Chico) José Bastos, além de ser acusado, em 2010, de tentar extorquir empresários e políticos baianos para não publicar supostas denúncias. À época, Neto acumulava 42 processos nas áreas cível e penal, segundo o site do Tribunal de Justiça. Na lista de autores de ações contra Andrade estão personalidades políticas como o deputado federal Marcos Medrado (PDT) e o ex-vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima (PMDB), além do próprio Luzbel, que move outros dois processos. Texto extraído do Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas