Ícone do site Jornal da Chapada

Centro Aberto de Mídia para jornalistas é inaugurado em Salvador

central
Abertura do Centro Aberto de Mídia da Bahia | FOTO: Elói Corrêa/GOVBA |

Os cônsules da Espanha e da Holanda, países que se enfrentam no primeiro jogo da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, nesta sexta-feira (13), às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, inauguraram na quinta-feira (12) o Centro Aberto de Mídia, montado no Centro Cultural da Câmara Municipal, em frente ao Palácio Rio Branco, para atender jornalistas brasileiros e estrangeiros. Até o dia 6 de julho, estão previstas conferências internacionais, sempre nos dias de jogos, com os cônsules dos países que irão atuar na capital baiana.

A secretária de Comunicação Social do Estado, Marlupe Caldas, disse que a Bahia está preparada para a Copa. “Nos organizamos na parte de mobilidade e metrô de Salvador já está funcionando. Também planejamos a segurança e agora estamos entregando o centro de mídia, onde profissionais do mundo inteiro têm condições de trabalho para efetuar bem a sua profissão. Quem ainda não se cadastrou pode entrar no site www.copa.ba.com.br ou presencialmente aqui”. Até o momento, mais de 350 jornalistas já estão cadastrados.

Estrutura para atendimento – O centro funciona todos os dias, das 9 às 18h. Nos dias em que os jogos em Salvador forem às 17h, o centro pode ser utilizado até duas horas após o término da partida. O equipamento possui 50 computadores conectados à internet, 50 pontos para conexão a cabo de notebooks e mais rede wi-fi, que suporta até 200 conexões simultâneas. No centro também são encontrados representantes das secretarias estaduais do Turismo e da Secopa, equipes de guias e monitores da Bahiatursa, além de seis jornalistas bilíngües. Todos estarão trabalhando para orientar os profissionais da imprensa e sugerir pautas e fontes para entrevistas.

A jornalista da Nova Zelândia Jihan Hafiz entrevistou os cônsules durante a inauguração do centro. “Eu encontrei pessoas muito legais, dispostas e preparadas para cooperar, além de um local bem equipado para atender os jornalistas estrangeiros como eu”. Na entrevista com os cônsules da Espanha e da Holanda, ela diz que perguntou sobre a segurança dos torcedores e dos times que vão jogar em Salvador. “Eu descobri que haverá policiais estrangeiros acompanhando os times nos locais onde haverá jogos, cooperando com a polícia local”.

Cônsules elogiam ação
O centro foi elogiado pelo cônsul da Espanha, Juan Manuel Caserza. “Em um evento internacional como é a Copa do Mundo, a visibilidade do Brasil e de Salvador é enorme. Ter um centro como este é maravilhoso, é fundamental para se dar uma visibilidade à cidade, ao estado e ao povo baiano”.

O cônsul da Holanda, Egbert Bloesmsma, disse que nesta sexta-feira, cerca de quatro mil holandeses devem fazer uma grande festa no Terreiro de Jesus. “Fizemos uma coleta de informações, mapas da cidade, elaboramos um livro para mostrar aos torcedores o que esperar aqui no Brasil, onde ir, dando boas dicas. Eu sugiro uma visita ao Pelourinho, um passeio na Baía de Todos-os-Santos e procurar as praias do litoral norte”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas