Ícone do site Jornal da Chapada

Fundação Hemoba realiza ações para celebrar Dia Mundial do Doador de Sangue

sangue
Em todo o mundo são organizadas ações e eventos no Dia Mundial do Doador de Sangue | FOTO: Reprodução |

A Fundação Hematologia e Hemoterapa da Bahia (Hemoba) celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho) recebendo, neste sábado no hemocentro coordenador, na Avenida Vasco da Gama (ao lado do HGE), a visita de integrantes de várias instituições e grupos, que farão doação voluntária de sangue. Entre eles, membros do Conselho Jedi Bahia (fã-clube de Star Wars no estado), Fã Clube do Chiclete com Banana, com a campanha ‘Chicleteiro tem Sangue Bom’ e o grupo de Roda de Integração Feminina de Capoeira.

Em todo o mundo são organizadas ações e eventos na data, com o propósito de conscientizar a população sobre a necessidade de doar sangue. Também agradecer aos milhões de doadores voluntários pela generosidade em contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas. A Fundação já vem realizando o programa o ‘Hemoba em Ação’, que tem o objetivo de promover a doação voluntária não remunerada e sensibilizar a população a se comprometer em alcançar a autossuficiência de sangue nos hospitais públicos do estado. No Brasil, em alguns períodos do ano, como dezembro, janeiro e julho, há falta de sangue nos bancos para atender aos hospitais, que registram aumento do número de vítimas de acidentes nas estradas movimentadas.

Ciclo
Em qualquer hemocentro da Hemoba, antes da coleta, o doador passa por um teste para saber se tem sangue suficiente para doar e não ficar anêmico. O peso e a pressão arterial também são avaliados e uma entrevista é realizada a fim de conhecer o estilo de vida da pessoa. Sendo aprovado, vai para doação, enquanto amostras de sangue são coletadas para exames de diversas doenças. Os exames seguem em paralelo ao processamento do sangue doado.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas