Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: São João em Morro do Chapéu promete tranquilidade para moradores e turistas

são joão
A cidade acolhedora receberá turistas para os festejos que contam com apresentações de forrozeiros e trios nordestinos da região | FOTO: Reprodução |

As belezas naturais da Chapada Diamantina encantam turistas de várias partes do mundo durante todo o ano, mas o período junino é uma época especial para muitas cidades que estão localizadas na região. Seja pelo friozinho comum no período, seja pelas delícias da culinária local, diversos municípios sua procurados por visitantes no São João. Esse é o caso de Morro do Chapéu. Distante de Salvador 384 quilômetros, Morro do Chapéu é uma cidade tranquila e acolhedora. Durante todo o mês de junho, são realizados arraiás em comunidades e bairros do município, sempre a partir das 20 horas. Estão programadas apresentações de forrozeiros e trios nordestinos da região.

Festejos juninos
Em 2014, será instalado no Mercado Cultural (Centro) o ‘Espaço Copa’, que funcionará nos dias de jogos da seleção brasileira. Com decoração em homenagem a Santo Antônio, o local contará com uma programação diversificada. Estão confirmadas apresentações de capoeira, da banda de percussão do Mestre Gonçalo e show de Tico Sanfoneiro, com a Banda Flor de Barriguda. Palco e um telão para que o público assista aos jogos vão estar dentro do mercado e no centro da praça.

Como parte dos festejos da cidade, música e esporte vão se encontrar em um só local. O Centro de Abastecimento vai oferecer o Feira do Forró e a Cozinha do Forró, entre os dias 21/6 (sábado) e 23/6 (segunda-feira). Para colorir o ambiente, muitas bandeirolas e balões verde e amarelo. No espaço, além de apresentações de capoeira e dança, brincadeiras como pular fogueira, pau de sebo e concurso de quadrilhas resgatam antigas tradições juninas.

Entre os dias 27 e 29 de junho, acontece o Arraiá da Migué, que pelo 18º ano consecutivo encerra os festejos juninos em Morro do Chapéu. Artistas da terra e visitantes, como Elsom dos Teclados, Neide Vital, Garotos do Forró, Flor da Barriguda, Chiquinho Sanfoneiro, além de concurso de quadrilhas, se apresentam na Rua Miguel Ribeiro.

Turismo
Envolta por uma infinidade de cachoeiras – destaque para a do Ferro Doido, com seus 118m de queda d’água -, grandes paredões, desfiladeiros e grutas, a paisagem de Morro do Chapéu encanta pela diversidade de belezas naturais. A região abriga umas das maiores concentrações de orquídeas da Bahia e é habitat natural do colibri dourado, uma espécie rara de beija-flor presente na região. A cidade, localizada a mais de 1.000m de altitude, é também o paraíso para os fãs de esportes radicais, rota certa para a prática de rapel, mountain biking, trekking e cavernismo. Extraído do iBahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas