Ícone do site Jornal da Chapada

Segundo jogo na Fonte Nova: Cônsules estão animados com a partida Alemanha x Portugal

coletiva
Coletiva dos Cônsules de Portugal e Alemanha em Salvador | FOTO: Elói Corrêa/GOVBA |

Na manhã deste domingo (15), representantes da Alemanha e de Portugal estiveram presentes no Centro Aberto de Mídia da Bahia (CAM-BA) para uma conferência com jornalistas. As seleções dos dois países se enfrentarão nesta segunda-feira (16), às 13h, no segundo jogo na Arena Fonte Nova, em Salvador, da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. A secretária de Comunicação do estado da Bahia, Marlupe Caldas, abriu a conferência, que contou com as presenças da cônsul da Alemanha na Bahia Petra Schaeber e do cônsul de Portugal na Bahia José Manoel Lomba. Ambos falaram sobre a programação de suas torcidas para os próximos dias, expectativas para o jogo e futebol.

“Todas as partidas da seleção alemã serão transmitidas no Goethe Institut/Instituto Cultural Brasil-Alemanha. Além disso, no dia do jogo, haverá uma van na Praça da Sé prestando informações turísticas e consulares ao torcedores alemães”, convidou Petra. Os portugueses estão com a agenda mais intensa: “Nesta segunda-feira, vamos nos concentrar a partir das 8h no Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho, e, às 11h, no restaurante A Porteira, no Dique do Tororó, em frente ao estádio”, afirmou José Manoel. Para aqueles que não têm ingresso, a opção da torcida lusitana é assistir ao jogo no Nº1 Futebol Bar, na Bahia Marina.

Segundo Petra, foram vendidos na Alemanha quase cinco mil ingressos para a partida desta segunda-feira em Salvador, jogo que contará com a presença da chanceler alemã Angela Merkel. “A Bahia seduziu a nossa delegação. Apesar das críticas iniciais da imprensa alemã relacionadas às questões climáticas – calor e umidade – e ao curto prazo para construção do centro de treinamento na Bahia, escolher a Bahia foi uma decisão acertada. Tanto jogadores quanto a equipe técnica estão muito satisfeitos”. Estima-se que entre 3 e 5 mil alemães e seus descendentes vivam no estado baiano.

José Manoel acredita que a partida entre Alemanha e Portugal será um grande espetáculo. “Talvez seja um dos melhores jogos desta Copa. Não é um jogo decisivo, mas a vitória portuguesa é importante”, torce o cônsul. “Calculamos que entre 3 e 4 mil turistas portugueses estejam vindo a Salvador. Os aviões tem chegado cheios”. Há ainda os portugueses e filhos que residem na Bahia, número que ultrapassa as 8 mil pessoas, de acordo com José Manoel.

Questionados pela imprensa quanto aos protestos populares recentes, ambos os diplomatas afirmaram que os movimentos deixaram seus conterrâneos apreensivos, mas isto não vai tirar o brilho da Copa do Mundo. “Os turistas alemães mudaram de opinião. Só elogios chegaram aos meus ouvidos. Eles estão adorando estar aqui no Brasil”, disse Petra. “A existência de protestos populares significa que há democracia e liberdade de imprensa. A Copa será um êxito”, finalizou o cônsul português.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas