Ícone do site Jornal da Chapada

Copa 2014: Em ritmo de treino, Croácia goleia Camarões em Manaus

croácia
Mandzukic foi o artilheiro do jogo em sua estreia na Copa: dois gols | FOTO: Reprodução/EFE |

A Croácia venceu Camarões com muita facilidade na noite desta quarta (18), na Arena da Amazônia, em Manaus. Os 4 x 0 foram construídos com fluidez ao longo da partida, que teve um jogador africano expulso por agressão. Os camaroneses não têm mais chances de classificação. Os primeiros lances de jogo sugeriam outro resultado. Camarões foi para o ataque e, aos cinco minutos, cobrou falta próxima à área, mas a defesa croata cortou. Os africanos tentaram pressionar o adversário, mas faltou organização no ataque. A ausência do craque do time, Samuel Eto’o, fora do jogo por causa de uma lesão, foi sentida pelos Leões Indomáveis, apelido da seleção camaronesa.

Mas foi preciso apenas um ataque para revelar os verdadeiros protagonistas da partida. Aos dez minutos, Olic recebeu um passe na entrada da pequena área e não falho, marcando para a Croácia. O gol desequilibrou os camaroneses, que não conseguiram manter o ritmo que tinham no começo do jogo. Os sucessivos erros e perdas de bola desestabilizaram os africanos e o maior símbolo disso foi Song, meio-campo africano que terminou expulso após agredir um adversário fora do lance.

Com um jogador a menos, Camarões não conseguiu reagir e os croatas se aproveitaram disso logo no início do segundo tempo, com Perisic. Aos dois minutos, ele entrou livre na área e venceu o goleiro Itandje. Perdida em campo, a seleção de Camarões não conseguia articular nenhuma jogada. Um exemplo foi um lance de Moukandjo. O atacante recebeu a bola no meio do campo e começou a avançar, driblando os adversários com habilidade, mas sem qualquer objetividade, como se não soubesse o que fazer. Sem tocar para nenhum companheiro, acabou desarmado.

Parecia treino dos jogadores de camisa quadriculada. Os croatas perdiam gols nas frequentes descidas ao ataque, mas, de tanto insistir, acabou dando certo mais uma vez. Após cobrança de escanteio, aos 16 minutos, Mandzukic cabeceou com firmeza e fez o terceiro gol dos europeus. Aos 27 minutos, após chute do brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, a bola sobrou livre para Mandzukic sozinho empurrar para as redes. Foi a receita para a torcida gritar “olé” a cada toque de bola dos croatas. Os africanos mal se entendiam entre eles. Em uma discussão já no final do jogo, Ekotto e Moukandjo quase saíram no tapa, não fosse a intervenção de um companheiro.

O apito final mostrou uma Croácia muito viva na competição, o que preocupa os mexicanos, próximos adversários dos europeus. Do outro lado, Camarões derrotado vai enfrentar a seleção brasileira na última rodada da primeira fase. Africanos e brasileiros se enfrentam na próxima segunda-feira (23), em Brasília. No mesmo dia, Croácia e México jogam no Recife. Os dois jogos serão às 17h, horário de Brasília. Para garantir a classificação no Grupo A, o Brasil precisa de pelo menos um empate contra Camarões. Mas, para terminar em primeiro lugar no grupo, é necessário vencer os africanos e fazer mais gols que o México, caso eles derrotem os croatas. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas