Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: São Pedro do município de Wagner movimenta comunidade e resgata tradição

entrada-da-cidade-de-wagner1

wagner
População participa de evento em bairro na entrada da cidade | FOTO: Arquivo/Jornal da Chapada |

A população do município de Wagner, na Chapada Diamantina, está em contagem regressiva para a realização da Festa de São Pedro do bairro do Egito, que este ano vem em ritmo de Copa do Mundo. A festa acontece no dia 27 de junho, nesta sexta-feira, e será animada pelas bandas “Sem Retoque” e “Mulher 100 Freio”. A homenagem a São Pedro, no bairro do Egito, entrada da cidade, é organizada pela Associação “100% Egito”, que resgata a tradicional festa para que ela seja inserida com mais força no Calendário de Festas Juninas do município.

Durante o evento terá queima de fogos de artifícios, apresentação da quadrilha, barracas de bebidas e comidas típicas. Este ano o São Pedro do Egito conta com apoio da prefeitura municipal e do próprio prefeito Natã Garcia (PSD), que também é morador do tradicional bairro, além de apoio do Governo do Estado e da Câmara Municipal de Vereadores.

Atrações do evento em Wagner | FOTO: Reprodução |

História
Para os que não sabem, São Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica e um dos mais antigos santos da religião, protetor das viúvas e dos pescadores. Aqui no nordeste, a homenagem a este santo encerra os festejos juninos, todo dia 28 e/ou 29 de junho.

Em Wagner, a tradição em homenagem a este santo popular no bairro do Egito surgiu pela incidência de muitas viúvas na comunidade. As tradições e crendices populares apontam ainda que São Pedro é o guardião do ‘Céu’, ou seja, aquele que tem a chave para entrar no paraíso, justificando aí as homenagens das viúvas ao Santo Católico.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas