Ícone do site Jornal da Chapada

Copa 2014: Fora da disputa pela taça, Brasil e Holanda se enfrentam em Brasília

brasil e holanda
Brasil e Holanda disputam terceiro lugar no Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha | FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/AP |

Não será apenas o terceiro lugar na Copa do Mundo de 2014 que estará em jogo na partida deste sábado (12), que será disputada às 17h entre Brasil e Holanda no Estádio Nacional de Brasília. Com um histórico empatado em copas do mundo – três vitórias para cada lado, cinco empates e 15 gols para cada seleção –, a seleção que sair vencedora da partida passará a ter vantagem em relação à outra. A partida será apitada pelo argelino Djamel Haimoudi. Para o Brasil, ela servirá para amenizar, ainda que minimamente, a derrota por 7 x 1 para a Alemanha, que disputará a final deste domingo (13) contra a Argentina. Já os jogadores da Holanda querem sair desta Copa invictos – a partida contra a Argentina na semifinal terminou empatada e o time europeu foi eliminado após perder na disputa de pênaltis.

Outro fator que motiva os jogadores holandeses é a despedida de seu técnico, Louis Van Gaal, que apesar de, em um primeiro momento, ter desdenhado a disputa pelo terceiro lugar, pediu a seus jogadores uma vitória ante ao Brasil como presente de despedida. Após a Copa, ele assumirá o cargo de técnico do time inglês Manchester United. Em entrevista coletiva na sexta-feira (11), Van Gaal disse que os jogadores holandeses “estão tristes porque tinham confiança de que seriam campeões”, mas que isso não tirou a motivação por uma vitória na disputa deste sábado.

O zagueiro brasileiro Thiago Silva, que volta ao time após cumprir suspensão na partida da semifinal, pediu respeito ao adversário. “Temos que honrar a camisa da seleção acima de tudo. É outro adversário de muita qualidade, que não chegou na final por falhas na penalidade e tem todo nosso respeito”, disse, durante entrevista coletiva também realizada ontem.

Na mesma entrevista, o técnico do Brasil, Luiz Felipe Scolari, sinalizou que fará mudanças na estrutura tática da equipe. “Vou mexer em uma duas posições daquele time que iniciou contra a Alemanha, até porque tem jogadores que jogaram pouco ou nem jogaram. Uma substituição vou fazer porque entendo que um jogador em determinada posição será bom”.

É a quarta vez que a seleção brasileira disputará o terceiro lugar em uma Copa do Mundo. A primeira foi em 1938, após ter perdido para a Itália nas semifinais pelo placar de 2 x 1. O terceiro lugar veio com uma vitória por 4 x 2 diante da Suécia, com dois gols de Leônidas que terminou como artilheiro daquele mundial (7 gols no total).

Em 1974 o Brasil ficou em segundo lugar no quadrangular da segunda fase da Copa e disputou o terceiro lugar com a Polônia, de quem perdeu por 1 x 0, terminando a Copa na quarta posição. Em 1978, com a Copa sendo disputada nos mesmos moldes da Mundial anterior, o Brasil perdeu no saldo de gols para a Argentina e ficou em segundo lugar no grupo, perdendo a chance de disputar o título. O terceiro lugar foi conquistado com uma vitória sobre a Itália por 2 x 1.

Já para a Holanda, esta será a segunda vez do time em uma disputa pelo terceiro lugar de uma Copa do Mundo. A primeira foi em 1998, após ter sido eliminada nas semifinais pelo Brasil em disputa de pênaltis. Derrotados pelo placar de 2 x 1 pela Croácia, acabaram o campeonato na quarta posição. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas