Ícone do site Jornal da Chapada

Rui garante barragens e lutar por universidade federal no sudoeste

rui
Chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais recebeu documento elaborado por 24 prefeitos do Sudoeste, com sugestões de projetos e ações | FOTO: Manu Dias |

Depois de receber, de 24 prefeitos do sudoeste, um documento com sugestões de ações e projetos necessários para os seus municípios, o candidato a governador da coligação Pra Bahia Mudar Mais, Rui Costa, garantiu que, entre outras iniciativas, irá lutar para a implantação de uma universidade federal na região e que, das dez barragens que deverá construir no Estado nos próximos anos, duas delas, as dos rios Catolé (que já será iniciada este ano)e Pardo, terão caráter de prioridade. O documento foi entregue a Rui em Vitória da Conquista, onde, acompanhado do candidato a vice-governador, João Leão, e do candidato ao Senado, Otto Alencar, participou de um café da manhã com os prefeitos e se reuniu com centenas de lideranças regionais.

Ao examinar as propostas, o candidato a governador constatou que a maior parte das mesmas já consta do seu programa de governo, elaborado justamente a partir das contribuições feitas pelos representantes de todos os 27 territórios de identidade da Bahia, nas reuniões plenárias realizadas entre janeiro e junho deste ano. Mas Rui garantiu que as reivindicações e sugestões de obras e ações constantes do documento serão tratadas de forma prioritária já a partir de janeiro de 2015. No contato com os prefeitos e lideranças ele também assumiu o assumiu o compromisso de instalar na região uma unidade do Grupamento Aéreo da PM (GRAER), o que ajudará a corporação e prefeituras a combater ações de criminosos.

Na área da saúde, os integrantes da chapa majoritária assumiram o compromisso de ampliar o hospital regional de Vitória da Conquista e Rui confirmou sua proposta de, através de consórcios regionais, montar uma rede integrada, unindo hospitais estaduais, municipais, privados e filantrópicos, “para que os municípios tenham capacidade de prestar um bom atendimento atender de alta e média complexidade, desafogando os grandes centros, como Vitória da Conquista e até Salvador”. Ele explicou que, para o bom funcionamento da rede integrada, não haverá transferência de dinheiro para custeio “ou um fundo qualquer. Eu quero negociar e transferir verbas com metas a serem atingidas, a exemplo de número de cirurgias, ou seja, a partir das demandas atendidas.

APOIO FINANCEIRO
Outra proposta que ele apresentou, e que agradou bastante aos prefeitos presentes, é que irá fazer com que o governo do Estado dê apoio financeiro ao funcionamento das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), construídas com recursos federais, o que irá desafogar os cofres dos municípios, uma vez que hoje são as prefeituras as responsáveis pela manutenção e pelas despesas de pessoal daquelas unidades. “Vamos apoiar financeiramente o funcionamento das UPAs”, garantiu Rui. O candidato elogiou o espírito de iniciativa dos prefeitos da região sudoeste e disse que vai aproveitar isto para propor que as prefeituras passem a trabalhar sob a forma de consórcios regionais, de modo a reduzir os custos de obras que beneficiam os municípios de forma conjunta.

Antes do encontro com as lideranças, Rui, Otto e João Leão participaram de um café da manhã apenas com os 24 prefeitos, para uma troca inicial de ideias. Na ocasião, Rui salientou a força da região Sudoeste e lembrou a importância de Vitória da Conquista, “como uma locomotiva do desenvolvimento dos demais municípios”. E, ao falar sobre sua proposta de fazer com que polos de desenvolvimento, como é o caso de Conquista, ajudem no estímulo ao crescimento dos municípios das regiões, ele reiterou sua confiança no modelo de formação de consórcios regionais, “um modo de fazer com que as prefeituras não fiquem isoladas e juntem seus esforços em benefício de todos”. A solução, fez questão de destacar o candidato, passa pela união e disse apostar nisso, seja para a saúde, seja para áreas como infraestrutura, dando o exemplo do asfaltamento nas sedes das cidades. “Quero entregar máquinas para os consórcios, viabilizando asfalto na área urbana de todos os municípios da Bahia”, comprometeu-se.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas