Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Pluviômetros auxiliam no monitoramento da chuva na capital

equipamento
Oito equipamentos já foram instalados pela Codesal em pontos estratégicos da cidade | FOTO: Reprodução |

A capital baiana já conta com oito pluviômetros semiautomáticos em pontos estratégicos da cidade, instalados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). Com os aparelhos, os moradores das regiões beneficiadas podem acompanhar a quantidade de chuva e tomar as medidas preventivas orientadas pelo órgão municipal. As primeiras localidades beneficiadas fazem parte dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec’s). No entanto, de acordo com o diretor-geral da Codesal, Álvaro Silveira Filho, a intenção é de que sejam colocados aparelhos em todos os bairros de Salvador, para que a população possa ter acesso.

Os pluviômetros são instrumentos meteorológicos capazes de medir a quantidade de chuva em determinadas áreas. O instrumento ajuda a Codesal no monitoramento da situação em período chuvoso, o que possibilita ao órgão trabalhar ainda mais na prevenção de acidentes relacionados a chuva e evitar situações como soterramento. Com os equipamentos, qualquer pessoa pode verificar o nível de chuva e, a partir de então, acionar a Codesal e tomar algumas medidas preventivas, como orientar os moradores a deixar as residências e procurar abrigo em locais seguros.

Para isso as comunidades receberam orientações antes da instalação dos instrumentos sobre como utilizá-los adequadamente. Os pluviômetros semiautomáticos foram adquiridos através do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Localidades com pluviômetros
– Bom Juá
– Periperi
– Bosque Real
– Plataforma
– Codesal
– Canabrava
– Cajazeira VII
– São Caetano​

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas