Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Final de semana com previsão de chuva fraca e em áreas isoladas

chuva
Outro sistema meteorológico que poderá intensificar os ventos úmidos é uma frente fria, que está avançando pelo litoral das regiões Sul e Sudeste brasileiro, em direção ao sul da Bahia | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo na Bahia continuam sem grandes mudanças neste final de semana. Na faixa centro-leste, que inclui as regiões do Recôncavo, nordeste e sul, predominam os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, que mantêm o céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Em praticamente todas essas regiões a chuva deverá ser de fraca intensidade – como é típico nesta época do ano. No entanto, nas localidades mais próximas ao litoral, principalmente o Recôncavo e o nordeste, também há possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuva mais intensa. Outro sistema meteorológico que poderá intensificar os ventos úmidos é uma frente fria, que está avançando pelo litoral das regiões Sul e Sudeste brasileiro, em direção ao sul da Bahia. A partir de domingo (20) há também chance de chuva mais intensa no sul do estado.

Para Salvador e região metropolitana, também é a umidade vinda do Oceano Atlântico que mantém o céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Já a temperatura fica mais amena, variando entre mínimas de 19°C e máximas de 28°C. Chuva de fraca intensidade e em áreas isoladas está prevista para outras regiões, a exemplo da Chapada Diamantina e sudoeste. Porém o destaque fica por conta da temperatura, que nos próximos dias ficará baixa, como é típica no inverno, podendo chegar aos 11°C. Com essa previsão de tempo úmido e baixa temperatura, aumenta a chance de formação de neblina durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

Nas demais regiões da Bahia, que inclui o oeste, São Francisco e norte, predomina a massa de ar seco mantendo o céu ensolarado e sem chuva. Além de impedir a formação de nuvens, a massa de ar ocasiona nessas áreas temperatura elevada (com máximas alcançando 33°C) e os mais baixos índices de umidade relativa do ar – em torno de 40%. No entanto, à noite, a temperatura diminui consideravelmente, com mínima variando entre 13°C e 15°C. Com a previsão de tempo quente e seco para essa área do estado, somada à vegetação já ressecada, aumenta os riscos de ocorrer novos focos de queimadas ou, até mesmo, a propagação de alguns pequenos já existentes, o que mantém essas regiões em estado de atenção.

Maré
Desta sexta-feira a domingo (18 a 20), a maré deve atingir altura máxima das 8 às 11h e entre as 20h e 23h, oscilando de 1,6 a 2,4 metros. Já a altura mínima será registrada entre as 2h e 5h e das 14 às 17h, variando de 0,1 a 1,0 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,0 metro.

Radiação Ultravioleta
Uma das características do inverno é a redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs). No entanto, a condição de céu com poucas nuvens ainda mantém esses índices elevados em algumas regiões, como os que estão previstos para o período entre esta sexta-feira e domingo, quando deverão variar de 06 a 09.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes índices estão classificados nas categorias ‘Alta’ e ‘Muito Alta’. Por isso é recomendado o uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve, principalmente das 10 às 16h, pois é nesse intervalo de tempo que os efeitos danosos à saúde são maiores.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas