Ícone do site Jornal da Chapada

Mundo: Superlua aparece no próximo domingo e será vista no Brasil

fenomeno
O fenômeno deixa a Lua maior e mais brilhante e acontece quando o satélite chega ao seu ponto mais próximo da Terra | FOTO: Reprodução |

A Lua cheia de 10 de agosto, próximo domingo, será uma superlua. O evento acontece quando o satélite está no ponto de sua órbita mais perto da Terra e aparenta ser maior e mais brilhante do que as outras luas cheias do ano. O termo científico para o fenômeno é “perigeu lunar”. Segundo o site da Nasa, a Agência Espacial Americana, a Lua segue uma trajetória elíptica em volta da Terra. O ponto mais próximo é chamado de perigeu e se localiza cerca de 50 mil quilômetros mais perto do nosso planeta do que o apogeu (ponto mais distante).

Por isso, as luas cheias que acontecem no perigeu parecem ser maiores e mais brilhantes. No entanto, sem instrumentos para medir o diâmetro lunar, a superlua se parece como qualquer outra. A melhor hora para se observar e registrar o fenômeno é quando a Lua está próxima do horizonte. Nessa situação é possível compará-la com edifícios, árvores ou qualquer outro objeto que sirva como referência. Neste ano, o fenômeno vai se repetir 9 de setembro. As informações são do site Viaje Aqui.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas