Ícone do site Jornal da Chapada

Ex-presidente da Petrobras pede desbloqueio de bens ao Supremo

jornal
José Sergio Gabrielli entra no Supremo com pedido de desbloqueio de seus bens | FOTO: Arquivo/Jornal da Chapada |

O ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli entrou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que bloqueou seus bens. No dia 23 de julho, o TCU determinou que os executivos da estatal devolvam aos cofres públicos US$ 792,3 milhões pelos prejuízos causados com a compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

No pedido, a defesa de Gabrielli afirma que, em nenhum momento, o relator do caso no TCU, ministro José Jorge, apontou indícios de que os ex-diretores tenham adotado conduta para dificultar o ressarcimento dos supostos prejuízos. “É a adoção de medida tão drástica em momento processual tão prematuro, no qual os impetrantes sequer tiveram a oportunidade de tomar conhecimento das condutas a eles imputadas e tidas por irregulares, que se procura combater na via mandamental”, alega a defesa.

Na manifestação enviada ao Supremo, o TCU afirmou que o bloqueio dos bens de Gabrielli é necessário para garantir que o ressarcimento da valor. O pedido de liminar será julgado pelo ministro Gilmar Mendes. A decisão pode beneficiar o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e a presidente da estatal, Graça Foster, que não teve os bens bloqueados. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas