Ícone do site Jornal da Chapada

Livro sobre as manifestações de junho de 2013 é publicado pelo Jornal da Chapada

capa
Além dos artigos, uma seleção de fotografias, sacadas durante os conflitos de 2013 pelo fotógrafo Jonas Santos, ilustram o “Ensaios de Junho” | FOTO: Jonas Santos |

O Jornal da Chapada publicará neste segundo semestre uma coletânea de 14 ensaios sobre os acontecimentos que se iniciaram em junho de 2013, no Brasil. São 182 páginas compondo o livro “Ensaios de Junho”, organizado por Ivan Alex e escrito por pessoas que participaram diretamente e indiretamente das manifestações. São militantes, dirigentes de partidos e de organizações de esquerda, que estavam antes e que ainda continuam presentes nas ruas lutando cotidianamente pelos direitos da população.

Buscando compreender os fatores associados às jornadas de junho, essa coletânea faz uma análise da maior mobilização no país | FOTO: Jonas Santos |

Segundo o dirigente nacional do MST, Márcio Matos, que assina a apresentação do livro, essa condição de quem foi às ruas “não apenas como participantes ou analistas de manifestações sociais, impede que se faça uma leitura ‘fria’ ou ‘distante’ do que representaram aqueles dias”. O que seria o grande diferencial do livro, além de ter diversas opiniões a respeito de assuntos como transporte público, cultura, política e economia.

Além dos artigos, uma seleção de fotografias, sacadas durante os conflitos de 2013 pelo fotógrafo Jonas Santos, ilustram o “Ensaios de Junho”. O profissional ainda é o responsável pela capa e pelo projeto gráfico, que deu espaço para trabalhar contextos lincando sempre a foto com o texto.

A coletânea de artigos reconhece a complexidade do fenômeno, que houve no Brasil em junho e julho de 2013. “Longe de pretender o ‘fechamento’ da questão, a intenção é registrar olhares e buscar compreensões das raízes sociais e políticas, para além das meras ‘leituras’ e ‘interpretações’ que, mormente, tratam a realidade como se esta fosse apenas passível de ser tocada em sua superfície”, explica o organizador do livro, Ivan Alex.

Buscando compreender os fatores associados às jornadas de junho, essa coletânea faz uma análise da maior mobilização no país, desde as manifestações pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello em 1992. Em breve mais novidades e onde o livro pode ser adquirido. Vale a pena aguardar e entender um pouco mais sobre o que aconteceu em junho de 2013.

Confira aqui a edição completa do periódico impresso…

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas