Ícone do site Jornal da Chapada

Matrícula para contemplados no sorteio eletrônico da Educação Profissional começa na sexta-feira

univers
No total, o sorteio eletrônico ofertou 14.386 vagas para os dois semestres de 2014 | FOTO: Reprodução |

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, a partir de sexta-feira (22) até 29 de agosto, matrícula dos contemplados no sorteio eletrônico da Educação Profissional para a forma de articulação subsequente (Prosub). O sorteio foi realizado em fevereiro deste ano, contemplando, para o segundo semestre, 3.776 candidatos, jovens e trabalhadores que já haviam concluído o ensino médio e que, por meio do sorteio eletrônico, vão voltar às salas de aula para uma formação profissional. As aulas serão iniciadas no dia 1º de setembro.

Para se matricular, os estudantes devem se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram, no turno indicado na inscrição para o sorteio. Os Centros onde serão feitas as matrículas podem ser conferidos no Portal da Educação www.educação.ba.gov.br. É necessário levar cópia e original dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar. Em caso de desistência, serão convocados os que ficaram no cadastro de reservas.

Sorteio eletrônico
No total, o sorteio eletrônico ofertou 14.386 vagas para os dois semestres de 2014, distribuídas em 11 eixos tecnológicos de 47 cursos técnicos de nível médio, a exemplo de Análises Clínicas, Administração, Arte Dramática, Agroindústria, Agricultura, Biotecnologia, Contabilidade, Cozinha, Documentação Musical, Design de Artefatos de Couro, Enfermagem, Edificações, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Informática, Nutrição e Dietética, Química, Logística, Segurança do Trabalho, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Meio Ambiente, Petroquímica, Saúde Bucal. As 3.776 vagas deste período letivo correspondem a 110 turmas da capital e cidades do interior, como Camaçari, Catu, Cruz das Almas, Irecê, Ipirá, Ibotirama, Ilhéus, Jequié, Paulo Afonso e Simões Filho.

Educação Profissional na Bahia
De acordo com o superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, a forma de articulação subsequente é uma das estratégias adotadas pelo Estado para ampliar a oferta de vagas visando à formação profissional de jovens e trabalhadores na capital e, também, no interior. “Escolhemos ofertar uma diversidade de modalidades e níveis da educação profissional, porque os sujeitos que a demandam apresentam histórias educacionais diversas. No caso do Prosub, é a volta à escola de quem concluiu o ensino médio, não prosseguiu para o nível superior e quer ter uma oportunidade de adentrar ou se recolocar no mundo do trabalho como um técnico”, disse. A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a 2ª maior rede estadual do Brasil, segundo o censo Inep/Mec. Atualmente, conta com mais de 70 mil estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas