Ícone do site Jornal da Chapada

Irecê: Valmir e Jacó defendem crédito rural para produção de alimentos em comício da majoritária

valmir
Mário Jacó e Valmir Assunção durante comício em Irecê com a chapa majoritária do PT | FOTO: Ascom |

A “Praça da Prefeitura” no município de Irecê, no semiárido baiano, lotou para receber a chapa majoritária do PT, encabeçada por Rui Costa, e que tem Otto Alencar como postulante ao Senado. Na noite desta sexta-feira (5), militantes e apoiadores, além de outros setores da sociedade, recepcionaram a caravana petista formada por candidatos da proporcional, como Valmir Assunção (federal) e Mário Jacó (estadual), que realizaram encontros com lideranças políticas no comitê de campanha na cidade e debateram novas propostas para a região antes do grande comício. De acordo com Valmir, entre as novas ações está um projeto de lei apresentado esta semana na Câmara Federal, que pede para que 50% do crédito rural seja destinado para a produção de alimentos, e não apenas para a monocultura do eucalipto.

Chapa majoritária do PT faz comício em Irecê em Praça Pública | FOTO: Ascom |

“Peço o apoio do futuro governador da Bahia, Rui Costa, para continuar com as ações de fortalecimento do semiárido e que cada vez mais os agricultores familiares tenham chances de permanecer em seus locais de origem, com inclusão produtiva e segurança alimentar. A zona rural precisa de atenção com outros projetos, como o ‘água e luz para todos’, que revolucionaram o acesso à água e à luz nos distritos dos municípios. Esse projeto apresentado, por exemplo, é para incentivar cada vez mais a produção de alimentos – como feijão, arroz, trigo – e para baratear o preço desses itens no mercado”, explica Valmir. O projeto de lei aponta que qualquer empresa ou empresário que pegue os recursos para o plantio da monocultura possa também, nesse mesmo local de produção, plantar 50% de outros tipos de alimentos.

Para o candidato a estadual, Mário Jacó (PT), a parceria com Valmir “é o resultado de uma longa relação dentro e fora do partido”. O petista luta por igualdade social no campo e por fortalecimento e sustentabilidade de comunidades rurais. Durante o comício com Rui Costa, Jacó destacou o crescimento das políticas públicas para agricultores e destacou projetos como construções de cisternas e produção de alimentos agroecológicos, com organização em cooperativas para aumentar a renda dos trabalhadores rurais. “Isso é o que dará maior qualidade de vida à população do campo. Rui Costa tem essa sensibilidade, sabe que não precisamos de muito, o pouco para nós é muito e sabemos transformar essas poucas políticas em algo grandioso, com produtos de qualidade e que têm o carimbo dos agricultores familiares”, completa Jacó.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas