Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeitura de Boa Vista do Tupim inaugura posto de saúde em Tanque da Nação

posto 2
O posto inaugurado pelo prefeito Gidu tem estrutura padrão SUS de atendimento para a população | FOTO: Jornal da Chapada |

Levar saúde com dignidade para a população tem sido uma das prioridades da atual administração do município de Boa Vista do Tupim, gerida pelo prefeito João Durval Passos Trabuco, o popular Gidú do PT. Dando continuidade às ações, a gestão “Prefeitura Trabalhando Para Você Viver Melhor”, inaugurou na noite da última sexta-feira (5), o posto de saúde Sede 2, que beneficia a comunidade do bairro Tanque da Nação e adjacência.

“A unidade foi criada na estrutura física de uma lavanderia pública, além de ser encontrada pela administração de Gidú completamente abandonada, já que a gestão anterior recebeu 20% das verbas para a reforma e não concluiu. Para buscar reaver estes recursos. o prefeito teve que fazer várias viagens a Brasília e visitas ao Ministério da Saúde. Na verdade este posto foi reconstruído, reforçamos sua estrutura, ampliamos a área construída e realizamos todo o serviço de acabamento até que a obra obteve o padrão do prefeito Gidú. Ele também é o responsável pela construção da maior obra pública desse município, que foi o prédio da Câmara de Vereadores”, destaca o engenheiro da prefeitura de Boa Vista do Tupim, Joelito Resende Junior.

Leia também:
Chapada: Artistas de Boa Vista do Tupim levam cultura local para Salvador

O prefeito Gidú durante pronunciamento em ato inaugural com apoiadores políticos e populares | FOTO: Jornal da Chapada |

Mais obras e serviços públicos
Ao se pronunciar, o prefeito Gidú do PT apresentou a equipe que vai comandar o posto de saúde e fez um breve relato de suas ações, informado que o Posto 2 da Sede é o primeiro de seis que serão reformados, além de construir mais quatro unidades. Gidú disse também “que não gosta de inauguração”, pois, para ele, “entregar obras que beneficiam a população é uma das obrigações do administrador público”, mas, fez questão de inaugurar com festa a reconstrução do posto, cuja obra surpreendeu a todos. O petista quis que a população visitasse as instalações antes do funcionamento da unidade. O ato do prefeito de Boa Vista do Tupim recebeu elogios dos presentes, como dona Joelma Pereira da Silva. A moradora disse que os gestores que o antecederam inauguravam até canteiros e meios fios para chamar atenção do povo.

“Realmente, já entregamos várias ações sem solenidade de inauguração, como as reformas das escolas, porque tudo que nossa gestão fizer por este município será como se fosse para mim, pois sou filho daqui, moro aqui, e quero que as pessoas tenham acesso ao melhor e vivam com dignidade”, conclui Gidú, anunciando ainda que Boa Vista do Tupim teve média 4,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Inauguração do Posto de Saúde da Sede 2 com profissionais, técnicos, autoridades e população | FOTO: Jornal da Chapada |

Equipe do Posto 2 Sede
O Posto 2 Sede foi entregue à população completamente equipado e contará com uma equipe de estratégia de saúde da família e atendimento odontológico. O trabalho será realizado em um espaço amplo, distribuídos em consultório, salas de vacina, de procedimentos, esterilização, expurgo, almoxarifado, depósito e banheiro adaptado para deficientes físicos. Vale informar que para implantação dos serviços de saúde bucal, a prefeitura investiu na aquisição de uma moderna cadeira de dentista. Vai comandar a unidade, a equipe de saúde da família composta pelo médico Pedro Lacerda, a enfermeira, Kátia Milene Lopes, a dentista, Bruna Santos Barreto, a técnica em enfermagem, Carolina Santos Silva, todos auxiliados por oito agentes comunitários de saúde (ACSs).

Na unidade, a população do bairro Tanque da Nação e adjacências terá acesso a todos os serviços de saúde da atenção básica, a exemplo de imunização, triagem, consultas médicas e de enfermagem, preventivos, teste do pezinho, aferição de pressão arterial e detecção do diabetes. “É um prazer inaugurar o Posto 2 da Sede. Hoje a comunidade de Tanque da Nação pode dizer que tem um posto que atende suas necessidades básicas. Tenho 10 anos como agente comunitário e conheço bem a realidade dessa unidade. Ela foi implantada aproveitando as instalações de uma lavanderia e sua estrutura não atendia às necessidades básicas da população, não tinha nenhuma sala para nos reunirmos. Hoje, o prefeito Gidú entrega uma unidade reconstruída, com uma estrutura no padrão do Sistema Único de Saúde [SUS]”, informa o vereador, Gilvan Fortuna, que também foi Agente Comunitário de Saúde, lotado nesta unidade.

A inauguração da unidade de saúde contou ainda com discursos de políticos como o vice-prefeito e vereadores | FOTO: Jornal da Chapada |

Inauguração
O ato inaugural do Posto de Saúde 2 da Sede contou com a presença do prefeito, da primeira dama, Karina Lauria, da coordenadora da Atenção Básica, Catarina Fernandes Costa, da coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Helvia Suzanna de Souza Barbosa, dos diretores e secretários municipais, a exemplo, do secretário de Saúde, Hilgo Rafael, o popular Boquinha, do ex-prefeito Getúlio Sena Barros, dos vereadores e do povo em geral.

“Estou satisfeito com a administração de Gidú e observo que depois de um longo período de marasmo, Boa Vista do Tupim volta a sorrir. O prefeito vai entregar ainda muitas obras até o final de seu mandato. Não podemos admitir que um governo passado tenha recebido recursos para construção de quatro postos de saúde, e, cometendo um crime gravíssimo de saúde pública, transformou a estrutura de uma lavanderia pública em uma unidade. O povo de Tanque da Nação não merecia este castigo. Sem falar, que ainda deixaram o posto de saúde do fundo da Escola Agrícola inacabado”, ressalta Getúlio, em seu discurso.

Confira mais fotos do Jornal da Chapada:

1 / 12
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas