Ícone do site Jornal da Chapada

Educação e oportunidade de futuro afastam jovens do tráfico, diz Rui Costa

foto
Rui Costa vai convidar empresas a colaborar com oferta de estágio e empregos para estudantes do ensino técnico | FOTO: Reprodução |

As empresas públicas, prestadoras de serviços e que recebem financiamento ou incentivo fiscal do Estado serão convidadas a contribuir com a oferta de vagas de estágio e emprego aos estudantes do ensino técnico na Bahia. Essa proposta foi apresentada pelo candidato Rui Costa durante entrevista a Mário Kértesz, na Rádio Metrópole, em Salvador, na manhã dessa quarta-feira (10). “Todas as empresas serão convidadas a contribuir”, disse. Na concepção do candidato, oferecendo educação e oportunidade de futuro para jovens, sobretudo de baixa renda, é possível afastá-los “das garras dos traficantes e da ilusão da vida fácil no mundo do crime”.

O petista garantiu que as vagas de ensino profissionalizante dobrarão, chegando a 150 mil nos próximos quatro anos de seu governo. A escola em tempo integral é outra forma de proporcionar novas perspectivas a crianças e adolescentes de famílias pobres. “Com atividades educacionais em um turno, aprendendo o conteúdo das matérias convencionais de português, matemática e outras disciplinas e no outro, participando de atividades esportivas, culturais, de lazer e de preparação profissional estaremos ajudando a construir um futuro mais promissor e de menos violência”.

Para ele, Segurança deve ser tratado como um problema nacional. A decisão da presidente Dilma Rousseff de manter permanente as estruturas montadas para a Copa do Mundo, foi muito acertada, mas, além disso, defende a criação de um Fundo Nacional de Segurança Pública para apoiar os estados nos investimentos em Segurança. “70 % das mortes violentas estão vinculadas direta ou indiretamente ao tráfico de drogas”, contabilizou. “Vamos trabalhar para sufocar e debelar o poder e disputa pelo tráfico”.

Rui vai investir em inteligência e investigação das policias no combate às grandes quadrilhas de traficantes. “Vamos implantar mais três pelotões especiais no interior e instalar novas bases do Grupamento Aéreo da PM”, garantiu. “Fortalecendo o aparelho investigativo e repressivo conseguiremos conter essa onda de violência que assusta a população”.

O candidato relatou as propostas de desenvolvimento econômico do estado, com investimentos em infraestrutura. “A Bahia precisa crescer. O Modelo de renuncia fiscal está superado porque os estados não tem mais fôlego para abrir mão de receitas”, explicou, “Somente com grandes projetos, propostas ousadas de infraestrutura e logística teremos capacidade para baratear custos e aumentar a competitividade, atraindo novos investimentos”, disse.

“Passamos muitos anos estacionados porque no passado o governo não teve iniciativa de buscar na União os recursos para implantar os projetos necessários”, continuou. “Jaques Wagner conseguir tirar a Ferrovia Oeste Leste do papel, projetar o Porto Sul e alavancar o desenvolvimento do estado. Para se ter uma ideia dos avanços, seremos em 2015 o maior produtor de energia eólica do país”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas