Ícone do site Jornal da Chapada

Petista recebe movimento negro e declara ser contra a redução da maioridade penal

foto
Petistas debatem com movimento negro a redução da maioridade penal | FOTO: Ascom |

Membros de diferentes movimentos sociais de luta contra o racismo, a intolerância religiosa e o genocídio de jovens negros se reuniram no comitê de campanha do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), em Salvador, na noite desta quarta-feira (10), para debater mais ações políticas e institucionais. Junto com os candidatos a deputado estadual Elias Sampaio (PT) e João Lopes (PT), Valmir destacou assuntos importantes pouco pautados na sociedade e por políticos nesse período eleitoral, como os casos recentes de racismo no futebol e a redução da maioridade penal. O parlamentar federal, ainda comemorou as novas pesquisas eleitorais, afirmando o crescimento de Rui Costa (governador da Bahia) e a disparada de Dilma Rousseff (presidente do Brasil), e apontou que a eleição será vencida com a militância nas ruas, convencendo os amigos, vizinhos e colegas de trabalho.

Plenária reúne membros de movimento negro da Bahia em comitê de candidato a deputado federal petista | FOTO: Divulgação |

O petista também citou o Estatuto da Igualdade Racial, que foi sancionado pelo governador Jaques Wagner (PT) e declarou ser contra a redução da maioridade penal. “Agora, o movimento negro da Bahia conseguiu uma importante ferramenta de luta, o estatuto envolve ações importantes como cotas para concursos públicos e mais fomento para cultura”, informa Assunção. “Como deputado federal, vou ter essa política como norte, sou contra a redução da maioridade penal. Onde está comprovado que a violência do Brasil é feito pelos adolescentes? Não é isso! Ainda não chegamos ao nosso objetivo máximo de gestão, mas não dá nem para comparar com os anos anteriores. E nesses últimos 12 anos, tivemos o poder de colocar as ideias em ação”.

Estiveram na plenária do comitê de Valmir Assunção, no bairro do Rio Vermelho, representantes de movimentos negros como do Bloco Alvorada, do Instituto Pedra do Raio, da Associação das Baianas do Acarajé (Jamile), da Coordenação Nacional de Entidades Negras na Bahia (Conen), Heloísa Lima, do secretário estadual de combate ao racismo do PT, Raimundo Coutinho, além de Raimundo Bujão, do Movimento Negro Unificado Brasil (MNU), Mãe Jaciara Ribeiro, Ekedi Noélia e Ebomi Nice. Entre os participantes também estavam membros do Levante Popular da Juventude, João Jorge, presidente do Olodum, Edmilson Neves, do Ilê Aiyê, Ataíde Oliveira, da Sepromi, artistas de Hip Hop e Aloísio Menezes, cantor.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas