Ícone do site Jornal da Chapada

Encontro reúne mais de 150 educadores do campo em Salvador

outra
Valmir reúne mais de 150 educadores do campo em Salvador | FOTO: Heder Novaes |

Parte da construção do projeto parlamentar de Valmir Assunção (PT-BA), candidato a deputado federal, as Rodas de Diálogo desta segunda-feira (15) reuniu mais de 150 educadores e educadoras do campo, grande parte vinculados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Estiveram presentes a professora da Uneb, Rosana Rodrigues, e a professora da Universidade de Brasília, Eliene Novaes, além do candidato ao parlamento estadual, Mário Jacó (PT). A síntese do encontro será transformada em um documento a ser entregue a Rui Costa (PT), que postula o cargo de governador da Bahia.

“Temos a tarefa de fortalecer o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária [Pronera]. Temos que estar atentos ao processo de fechamento das escolas no campo – são mais de 20 mil nos últimos 15 anos. A escola deve ser um instrumento da construção da identidade camponesa e ela precisa estar em todos os municípios, assentamentos, acampamentos”, disse Valmir Assunção.

O parlamentar também lembrou das políticas estaduais e federal no último período. Segundo ele, a destinação de 10% do PIB para a educação é uma grande conquista que triplicará os recursos para o setor. Já durante o governo de Jaques Wagner, programas como o Todos Pela Alfabetização (Topa) alfabetizaram mais de 1,2 milhão de pessoas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas