Ícone do site Jornal da Chapada

TVE: O sigilo do voto é tema de debate no próximo domingo

agencia
TSE reconhece falhas em urnas, mas não autorizou novos testes e nas eleições desse ano não há informações se as urnas terão os erros corrigidos | FOTO: Agência Brasil |

A Procuradoria Regional dos Diretos do Cidadão divulgou relatório em conjunto com pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), que comprova falhas nas urnas eletrônicas utilizadas durante as eleições. Após o resultado desse estudo, o Ministério Público Federal (MPF), lançou um alerta chamando atenção para as vulnerabilidades do sistema, que podem implicar na integridade dos resultados do pleito e no sigilo do voto. Em tese, os votos devem ser armazenados na urna eletrônica aleatoriamente pelo software programado para seguir um padrão matemático. No entanto, os pesquisadores conseguiriam reordenar esses votos no ano de 2012 e apresentaram as falhas para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O TSE reconheceu as falhas, porém não autorizou novos testes e nas eleições desse ano não há informações se as urnas terão os erros corrigidos. Para tirar as dúvidas sobre a segurança da urna eletrônica e discutir esta grave questão, a apresentadora Aline Castelo Branco recebe no estúdio do TVE Debate o juiz federal do TRE-BA, Salomão Lima, o doutor e professor em Ciência da Computação da UFBA, George Lima e Maria Aparecida Cortiz, advogada, membro do Comitê Interdisciplinar Independente (Cmind). O programa vai ao ar no sábado (20), às 22h e com reprise no domingo (21), às 7h.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas