Ícone do site Jornal da Chapada

Trânsito agropecuário está 100% regular na divisa da Bahia com Pernambuco

boi
Em cinco dias de ação foram fiscalizados 2.672 toneladas de vegetais, 102.600 animais, 65.250 toneladas de produtos e 37 abordagens a veículos baús sem carga agropecuária | FOTO: Meramente Ilustrativa |

Ao promover ações especiais na Coordenadoria Regional de Paulo Afonso, durante toda semana passada, a Coordenação de Barreiras Sanitárias da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), constatou que os 153 veículos interceptados estavam em conformidade com as exigências de trânsito de produtos e subprodutos de origem agropecuária. A fiscalização aconteceu mais precisamente no posto fixo de fiscalização do Ibó, localizado no Km 0 da BR 116, divisa Bahia com Sergipe. O propósito foi estabelecer a padronização dos procedimentos de fiscalização agropecuária na unidade, sendo enfatizada a abordagem dos veículos, conferência da carga, verificação de documentos e o registro das informações.

Uma equipe composta por dois médicos veterinários, dois engenheiros agrônomos e seis auxiliares de fiscalização se juntaram à equipe local para uma atividade integrada de fiscalização e treinamento, com o apoio da Policia Militar. Os fiscais do Posto do Ibó foram treinados para a utilização do Sistema de Informações (Siapec), responsável pela consolidação dos dados gerados pelas ações de fiscalização. Além do treinamento, foi possível realizar a análise das informações que permitiu definir o perfil do trânsito na divisa, contribuindo para maior eficácia de ações de fiscalização na região também apontar possíveis riscos de introdução de agentes e pragas nocivas à produção agropecuária do Estado.

Em cinco dias de ação foram fiscalizados 2.672 toneladas de vegetais, 102.600 animais, 65.250 toneladas de produtos e 37 abordagens a veículos baús sem carga agropecuária. A região é um corredor sanitário, onde transitam, principalmente, suínos oriundos de São Paulo para todo o nordeste, laranja e banana que saem da Bahia também para o nordeste e camarão destinado a abastecer o mercado baiano e de passagem para os estados do sudeste.

Rotas alternativas
Também foi realizada avaliação dos possíveis pontos de ingresso ao estado da Bahia nas divisas com Pernambuco, Sergipe e Alagoas. A equipe percorreu rotas alternativas de trânsito agropecuário, que são utilizadas, principalmente para o transporte irregular de bovinos. Segundo o coordenador de Barreiras Sanitárias, Roberto Gama Pacheco, essas rotas têm o objetivo de burlar a fiscalização fazendária e, conseqüentemente, causando prejuízo às informações do cadastro agropecuário.

O que pode levar uma queda na capacidade de monitoramento e vigilância nas unidades produtivas da região. De acordo com o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, o órgão tem intensificado as investigações do trânsito irregular de bovinos nas divisas interestaduais, além de estabelecer mecanismos de controle e fiscalização de trânsito para prevenir e coibir tal prática.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas