Ícone do site Jornal da Chapada

Número de eleitores com 16 anos cai 65% na Bahia, aponta TRE

caiua
Dados do TRE dizem que em relação aos jovens de 17 anos, a queda no número de votantes chega 48% em todo estado | FOTO: Reprodução |

O número de eleitores com 16 caiu mais de 65% na Bahia nas eleições deste ano em relação ao último pleito, realizado em 2012. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em relação aos jovens de 17 anos, a queda no número de votantes chega 48% em todo estado. Para Maurício Amaral, coordenador de eleições do TRE, as eleições para presidente atraem menos. “É maior a participação dos jovens e do eleitorado como um todo nas eleições de prefeito. Mas nas eleições de presidente esse distanciamento é ainda maior”, conta.

Com o objetivo de motivar os jovens a votarem, a Escola Municipal Jorge Amado, situada no bairro da Paz, em Salvador, criou um projeto em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). Entre as ações do programa está a realização de palestras e discussão de temas como democracia e programa de governo. “É importante eles saberem que eles são parte desse processo. E eles são a parte mais importante, que é o eleitor”, afirma Melina Flores, procuradora-chefe do MPF.

“Nossa preocupação é conscientizar eles do que é necessário para que eles possam formar opiniões e escolher candidatos”, completa a diretora da escola, Cristiane dos Santos. Com a palestra e mais informações sobre as eleições, alguns estudantes mudaram de ideia e garantiram que não deixarão de votar. “Achava que votar não era uma coisa tão necessária, importante, e eu mudei minha opinião”, garante Jaqueline Santos. “Desde agora já pesquiso muito sobre os políticos. Já estudo muito sobre esse assunto porque é uma decisão muito importante”, opina também a estudante Vitória Costa. Do Portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas