Ícone do site Jornal da Chapada

SSP define esquema de segurança para eleição no próximo domingo

Requerimento pode ser entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviado por via postal ao juiz da zona eleitoral em que o eleitor está inscrito | FOTO: Reprodução|

urna
O investimento total nessa megaoperação é de R$ 4,5 milhões | FOTO: Reprodução |

A exemplo do que aconteceu com na Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) montou um esquema especial para garantir que os dez milhões de cidadãos baianos exerçam o direito de voto com tranquilidade no próximo domingo (5). Aproximadamente 29 mil policiais, entre militares, civis e do Departamento de Polícia Técnica, além do Corpo de Bombeiros, atuarão a partir desta quinta-feira (2), até a próxima segunda-feira (6), em todo o estado, fiscalizando as zonas eleitorais e combatendo a compra de votos, boca de urna, transporte ilegal de eleitores, entre outros crimes. O investimento total nessa megaoperação é de R$ 4,5 milhões.

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), equipamento moderno que integra instituições de segurança federais, estaduais e municipais, também será utilizado. As imagens dos principais colégios eleitorais de Salvador, região metropolitana e do interior baiano serão monitoradas e da unidade serão tomadas decisões caso haja necessidade. Os CICCs móveis (caminhões adaptados com estrutura semelhante ao do centro principal) auxiliarão no monitoramento. A Polícia Militar também realizará a escolta das urnas eleitorais até os locais de votação e a guarda das mesmas até o início dos trabalhos eleitorais pelos presidentes das mesas receptoras.

“Nosso objetivo é repetir o êxito do policiamento oferecido nas eleições municipais, ocorridas em 2012” , afirma o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Ele acrescenta que a integração entre as forças de segurança, aliada aos recursos tecnológicos, vai permitir o trabalho ainda melhor da polícia baiana. “Ficamos com a nota máxima em termos de segurança durante a Copa e repetiremos a excelência nas eleições”, diz Barbosa, informando que as pessoas presas praticando crime eleitoral serão encaminhadas para unidades da Polícia Federal.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas