Ícone do site Jornal da Chapada

Mapa Musical da Bahia vai lançar primeira coletânea

mapa
As faixas da coletânea foram selecionadas entre aquelas que integram o Portal Mapa Musical da Bahia | FOTO: Reprodução |

Um total de 77 canções estará em mais um lançamento resultante do Mapa Musical da Bahia, projeto promovido desde 2012 pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), com objetivo de mapear, reconhecer e difundir os cenários musicais da Bahia. A I Coletânea Mapa Musical da Bahia, que tem a lista de músicas selecionadas disponível para consulta no site da Funceb, será composta por cinco álbuns e concretiza novas possibilidades de inserção e divulgação da música baiana, dentro e fora do estado. “É de fundamental importância que mais artistas, músicos e compositores se inscrevam no Mapa Musical da Bahia para que possamos evidenciar suas produções, por meio de ações como esta”, afirma o coordenador de Música da Funceb, Cassio Nobre.

Para também integrar a rede ou atualizar dados de artistas já participantes, as inscrições abertas até 20 de outubro e podem ser feitas pelo site ou Correios, com envio do formulário de inscrição, documento disponível para download na mesma página, acompanhado de um CD com as músicas, via serviço Sedex ou Carta Registrada, com Aviso de Recebimento (AR).

Seleção
As faixas da coletânea foram selecionadas entre aquelas que integram o Portal Mapa Musical da Bahia, que está no ar desde agosto de 2013, apresentando uma rádio online com obras que foram indicadas por curadorias especializadas nas chamadas realizadas em 2012 e 2013. No total, foram 518 compositores e músicos inscritos e 995 obras cadastradas em 2012. Em 2013, na segunda chamada, foram mais 198 inscritos e 372 obras -: em dois anos de Mapa Musical, foram mapeados 716 artistas e 1367 obras musicais da Bahia. Deste acervo, 612 canções integram o Portal e foram candidatas para a coletânea.

“O Mapa busca evidenciar a criação musical autoral na Bahia, fortalecendo, por consequência, o segmento da música como um todo na medida em que foca no compositor, um elo fundamental no impulso à criatividade e à inovação artística”, explica Cassio, que compôs a curadoria da I Coletânea Mapa Musical da Bahia ao lado de Luciano Matos (jornalista e crítico de música, de Salvador) e Patricia Palumbo (jornalista e radialista de São Paulo). As obras e artistas escolhidos são representativos de diferentes vertentes musicais e os cinco CDs se dedicam a cinco gêneros – instrumental, jazz, experimental, erudito; rap, reggae, dub, danceHall, ragga; rock, blues, pop; MPB, samba, pagode, samba de roda, afro; cantoria, tradicional popular, forró. Mais informações estão disponíveis no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/mapamusical.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas