Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeitura de Boa Vista do Tupim entrega mais três postos de saúde

gidu
O início do segundo semestre foi de entrega de obras à população de Boa Vista do Tupim, dentre elas três postos de saúde: um na sede e dois na zona rural | FOTO: Divulgação |

Continuando a série de inaugurações em Boa Vista do Tupim, a prefeitura do município entregou as novas instalações da unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do Assentamento Beira Rio. A ação da administração “A Prefeitura Trabalha Pra Você Viver Melhor”, do prefeito João Durval Passos Trabuco, conhecido por Gidú do PT, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é considerada pelos administradores como mais um importante passo na atenção à saúde da população da região, proporcionando melhor atendimento com consultas médicas para adultos e crianças, pré-natal para gestantes e cuidados da saúde bucal.

Durante o ato público no assentamento de reforma agrária, o prefeito Gidú destacou que a saúde e a educação têm recebido atenção especial no governo. Numa breve prestação de contas, o gestor apresentou dados dos investimentos realizados. Na saúde, lembrou do novo modelo de atenção com a entrega dos PSFs do Tanque da Nação, do Zuca e da Beira Rio, que foram entregues à população totalmente equipados e aparelhados com salas climatizadas para o bem-estar dos pacientes e funcionários. Outro ponto abordado pelo prefeito e relevante para os assentados foi a presença constante da médica do programa federal Mais Médico, a cubana doutora Milame Tomé Lopes.

À frente do governo do município há pouco mais de dois anos, Gidú ainda relatou a parceria da prefeitura com os governos federal e estadual. Ela disse que o seu governo “tem procurado dar repostas, e além da saúde, a educação tem recebido investimentos, sendo contemplada com projetos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida”. Além do prefeito Gidú, a solenidade de inauguração contou com a presença de vereadores, secretários, servidores municipais, assentados e populares. Prestigiou o ato também o superintendente do INCRA na Bahia Luiz Gugé.

A população de Boa Vista do Tupim e região vai dispor de serviços essenciais no setor de saúde | FOTO: Divulgação |

Mais informações e serviços dos PSFs
O PSF de Beira Rio, que leva o nome de Ernesto Che Guevara, foi ampliado e totalmente reformado e dispõe de consultório multiprofissional; de enfermagem; almoxarifado; copa; sala de agentes; sanitários para funcionários; sala de esterilização; expurgo. A unidade ainda possui sala de preventivo, consultório odontológico, consultório médico, e até farmácia. Tem também sala de vacinação, recepção, sanitário feminino e para deficientes, sanitário masculino, sala de triagem e a grande novidade, que é a sala de acolhimento infantil e para acompanhante do pré-natal.

Na unidade, a população vai dispor de serviços essenciais como avaliação biométrica, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança (puericultura) e do adolescente, planejamento familiar (planejar ou evitar uma gravidez), acompanhamento e tratamento de portadores de hanseníase e tuberculose. No PSF ainda é possível ter atendimento para resolver problemas do ciclo menstrual e menopausa, prevenção e acompanhamento de diabetes e hipertensão, prevenção do câncer de mama e colo do útero, prevenção do câncer de próstata, promoção da saúde na terceira idade e prevenção, acompanhamento e tratamento da dengue.

Outros serviços possíveis nas unidades em Boa Vista do Tupim estão vacinação, realização de exame papanicolau (preventivo), de curativos, de nebulização, de triagem neonatal (teste do pezinho), aferição de pressão Arterial e glicemia arterial (glicemia capilar), saúde bucal, dentre outros.

Jornal da Chapada

Confira mais imagens

1 / 6
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas