Ícone do site Jornal da Chapada

Apesar de oficialmente aberta, Assembleia não vota projetos há mais de 15 dias

Pela nova proposta, encaminhada na terça à noite, foram modificados pontos como o da idade mínima para aposentadoria | FOTO: Reprodução |

alba
Campanha para a presidência tem impedido deputados de irem às sessões | FOTO: Reprodução |

Os deputados estaduais da Bahia estão sem votar um projeto na Assembleia Legislativa (Alba) desde 5 de outubro. O motivo é o envolvimento dos políticos na campanha do segundo turno para presidente da república, que tem os impedido de aparecer nas sessões do plenário. Oficialmente, a casa está funcionando, mas com o baixo quórum, não ocorrem votações há mais de 15 dias. Na última segunda, a sessão no plenário chegou a ser aberta pelo presidente da Alba, deputado Marcelo Nilo, mas foi suspensa por não haver deputados suficientes. Para haver sessão é necessária a presença de pelos menos 21 deputados em plenário, entretanto na última segunda (20), o número não chegou nem perto do necessário.

“Embora o painel acusasse a presença de 40 senhores parlamentares, no momento de realização da sessão nós tínhamos três deputados presentes no plenário”, conta o deputado estadual Carlos Geilson (PTN). Segundo o deputado estadual Elmar Nascimento (DEM), a previsão é de que as sessões e votações de projetos só voltem à normalidade depois do segundo turno. “Nós estamos assistindo as eleições mais disputadas das última décadas no Brasil, e então termina tendo envolvimento de todo mundo. A partir da semana que vem a gente vai sentar para estabelecer uma pauta, e até o fim do ano zerar as matérias a ser votadas”, informa. Do Portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas