Ícone do site Jornal da Chapada

Valmir ratifica apoio de indígenas à reeleição de Dilma e cobra demarcação de terras

valmir
Valmir quer militância unida para reeleger Dilma e segue com adesões em todo o estado | FOTO: Ascom |

Grupos de povos indígenas e comunidades tradicionais da Bahia, que apoiam a candidatura de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), procuraram o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e apresentaram uma pauta de reivindicações para o governo federal. O parlamentar baiano, após ato político da candidata do PT em Petrolina, no interior de Pernambuco, informou que as lideranças das comunidades rurais da Bahia seguem o mesmo “percurso” que os movimentos sociais e organizações do Semiárido, que “fizeram uma grande festa para receber a comitiva de Dilma”. Valmir também voltou a destacar a importância de manter o projeto de sociedade em curso no país e reafirmou que a presença da presidente no governo dá mais força às questões socioculturais dos povos indígenas.

“Estive aqui para ratificar esse empenho de todas as comunidades rurais, de toda a militância e de todos os políticos da base aliada na campanha de reeleição de Dilma. Sem dúvida, o apoio dos povos indígenas será fundamental para o processo de demarcação de terras que o estado e o país precisa fazer e que o Congresso Brasileiro trava”, declara Assunção, fazendo referência à bancada ruralista que detêm a maioria de parlamentares nas Casas Legislativas.

De acordo com Assunção, na pauta apresentada pelos índios a demarcação de terras é uma das principais reivindicações, além da relação histórica das comunidades tradicionais com os movimentos sociais de esquerda e com o PT. “A atuação do MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra] se confunde com a atuação dos indígenas no que ser refere à luta pela terra, por políticas públicas de inclusão e desenvolvimento socioeconômico. Os indígenas apoiam Dilma, sobretudo, por enxergar nela a garantia de que não haverá o retrocesso de tirar da Presidência da República e passar para o Congresso a prerrogativa de demarcar terras”, completa Valmir.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas