Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: MedCentro comemora “Outubro Rosa” e já se prepara para o “Novembro Azul”

med
Na foto, os empresários Ricardo Mascarenhas e Bruno Alvim aparecem ladeados das profissionais que deram suporte à campanha | FOTO: Jornal da Chapada |

Neste mês de outubro o Brasil inteiro realizou campanhas de conscientização contra o câncer de mama. Antenados para oferecer o que há de melhor em saúde em Itaberaba e região, os sócios da Clínica MedCentro, Ricardo Mascarenhas e Bruno Alvim, com apoio técnico de Rafaela Rocha, Telma Lúcia, Maria das Graças e da enfermeira Larissa Barbas, realizaram uma ação de saúde em homenagem ao “Outubro Rosa”. O objetivo da ação foi conscientizar a sociedade de Itaberaba da importância da prevenção ao câncer de mama. Durante essa atividade, que aconteceu em frente à MedCentro, toda mulher que chegava era orientada por meio de palestra e distribuição de panfletos a fazer o autoexame e outros procedimentos, como a mamografia para detecção da doença no estágio inicial.

As comemorações em homenagem ao “Outubro Rosa” da MedCentro aconteceu na sexta-feira, dia 17 de outubro | FOTO: Reprodução |

“Hoje estamos fazendo em Itaberaba uma campanha de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse tipo de câncer afeta todas as mulheres do país e estamos despertando nas mulheres da cidade a importância de fazer o autoexame. Nessa triagem, se encontrarmos alguns sintomas encaminhamos ao médico mastologista, ao clínico, para depois, se necessário, solicitar o exame de mamografia ou ultrassonografia de mama. Essa ação também visa divulgar o mais novo serviço da MedCentro, que nos próximos dias estará dispondo de atendimento especializado com a realização do exame de mamografia”, informa Ricardo Mascarenhas.

Investindo no social, os empresários Ricardo Mascarenhas e Bruno Alvim aproveitam a oportunidade para anunciar que a Clínica MedCentro já está se programando para a realização de mais uma campanha de conscientização em saúde, o “Novembro Azul”, que visa conscientizar os homens para a prevenção do câncer de próstata.

A ação em saúde foi prestigiada pela sociedade itaberabense e divulgou o exame de mamografia – o novo serviço oferecido pela MedCentro | FOTO: Jornal da Chapada |

Câncer de mama
O câncer de mama – é o que mais acomete as mulheres em todo país. Assim como outras neoplasias malignas, resulta de uma proliferação incontrolável de células anormais, que surgem em função de alterações genéticas, sejam elas hereditárias ou adquiridas por exposição a fatores ambientais ou fisiológicos. Os sintomas consistem em alteração na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo; edema mamário em “casca de laranja”; secreção no mamilar; nódulo nos seios, axilas e/ou pescoço, geralmente indolor e endurecimento da mama.

Fatores de risco – Primeira menstruação precoce (antes dos 12 anos); menopausa tardia (após 50 anos); primeira gravidez após 30 anos ou não ter tido filhos; reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos; sedentarismo; excesso de peso; consumo de bebida alcoólica; exposição frequente e radiações ionizantes. Vale informar, que a hereditariedade é responsável por 10% do total de casos.

Sinais do câncer de mama – um nódulo que, apalpado, é diferente dos outros tecidos da mama; inchaço que não desaparece; pele enrugada ou com depressões; pele descamativa em volta da mama; secreção na mama e alterações do mamilo (inversão).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas