Ícone do site Jornal da Chapada

Meta da Sesab é imunizar mais de 900 mil crianças contra poliomielite

Meta do governo é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a pólio e 10,6 milhões contra o sarampo | FOTO: Divulgação |

alberto
Dia D da vacinação contra poliomielite | FOTO Alberto Coutinho/GovBa |

Vacinar 95% da população alvo na Bahia é a meta que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) traçou para alcançar no próximo sábado (8), o ‘Dia D’ da 35ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O propósito é imunizar 918 mil do total de 965.456 crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade -exatos seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. De acordo com a Sesab, na mesma data, acontece a Campanha de Seguimento contra o Sarampo e a implantação da vacina tríplice bacteriana – dTpa (acelular) para gestantes e profissionais de saúde, que atuam em UTI neonatal e maternidades. A campanha vai abranger todos os 417 municípios em 3.200 salas de vacina.

Este é o 25º ano em que o Brasil comemora estar livre do poliovírus. Na Bahia, desde 1989, não ocorre qualquer caso da doença. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem, juntamente com os demais países das Américas. “Mesmo assim, é fundamental a manutenção de todas as ações de vigilância e das medidas de controle e prevenção, até que aconteça a certificação mundial da erradicação do agente infeccioso”, alerta a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra.

Vacina tríplice viral
O objetivo da campanha da vacina tríplice viral (SRC) é resgatar menores de 5 anos ainda não vacinados e corrigir falha primária da vacinação contra o sarampo e a rubéola, visando garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país.

A meta é vacinar no mínimo 860.366 crianças, o que representa 95% da população alvo. Isto significa que todos os municípios devem atingir, de forma homogênea, este percentual de cobertura para evitar manutenção ou formação de bolsões de não vacinados. A vacina é indicada para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Entre 24 de fevereiro e junho de 2014, a Bahia realizou, com indicação da Coordenação Nacional de Imunização, a Campanha Indiscriminada com a vacina tríplice viral em crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Foram incluídos os 16 municípios da 1ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e Porto Seguro, no extremo sul do estado (8ª Dires).

Segundo informações da Sesab, nesses 17 municípios, foram vacinadas 225.507 crianças da faixa etária, o que corresponde 93,58%. Destes, oito atingiram a meta de 95% (Candeias, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Vera Cruz e Porto Seguro) permitindo a homogeneidade de cobertura igual a 47%.

“A vacinação, juntamente com as atuais ações de vigilância epidemiológica, diagnóstico, atenção básica e o atendimento de média e alta complexidade possibilitarão, prevenir, controlar e eliminar algumas doenças imunopreveníveis”, enfatiza a coordenadora do Programa Estadual de Imunização.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas