Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Fim de semana terá temperatura elevada em toda a região

A região, localizada no coração da Bahia, é destino ecoturístico repleto de belas paisagens com rios e cachoeiras | FOTO: Reprodução/Setur |

chapada
Nas regiões norte, nordeste e Chapada Diamantina, há pouca possibilidade de ocorrer chuva, por conta da permanência da massa de ar quente e seco | FOTO: Reprodução/Arquivo JC |

O tempo na Bahia não deve ter grandes mudanças neste fim de semana. A umidade do ar que vem da região Amazônica continua favorecendo o aumento da nebulosidade e, consequentemente, elevando as chances de ocorrer chuva fraca em toda a faixa centro-sul e oeste do estado. No domingo (9), a passagem de uma frente fria pelo Oceano Atlântico, associada à alta temperatura, pode contribuir para intensificar a chuva nestas regiões. De acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), no Recôncavo, incluindo Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam predominando. Isso mantém o céu nublado a parcialmente nublado e com possibilidade de chuva fraca, com maior frequência nas localidades mais próximas ao litoral.

Já nas regiões norte, nordeste e Chapada Diamantina, há pouca possibilidade de ocorrer chuva, por conta da permanência da massa de ar quente e seco, que inibe a formação de nuvens. Mesmo sendo primavera, a temperatura em todo o estado deve ser típica de verão, como os índices previstos para as regiões norte, nordeste, oeste e São Francisco, que podem chegar aos 37°C. Nas demais regiões, a temperatura deve ser mais amenas, ficando abaixo dos 33°C.

Maré
Desta sexta-feira a domingo (7 a 9), a maré deve atingir a altura máxima no período entre 3 e 6h e entre 15 e 18h, com valores variando de 1,9 e 2,9 metros. Já a altura mínima deve ser registrada no período entre 9 e 12h e entre 21 e 0h, oscilando de 0,1 a 0,4 metro. As ondas devem ter agitação fraca com altura máxima podendo chegar a 1,6 metro.

Radiação ultravioleta
A estação da primavera é o período de transição entre as estações de inverno e do verão. Desta forma, nas primeiras semanas, a temperatura fica mais amena e com tempo seco – típico do inverno. Da metade para o final da estação, a temperatura se eleva e a chuva ocorre com mais intensidade, o que é típico do verão.

Também é nesta estação que há maior incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e também dos Índices de Radiação Ultravioleta. Neste fim de semana, os IUVs devem variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses índices fazem parte da categoria de intensidade ‘extrema’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários de 10 às 16h. É preciso usar protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas