Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Primeiras mudas de mandioca serão entregues a produtores em Marcionílio Souza

souza
O projeto Reniva tem o objetivo possibilitar o acesso de agricultores familiares ao material propagativo de mandioca | FOTO: Reprodução/Ebda |

A entrega das primeiras mudas de mandioca para produtores de manivas-sementes, vai acontecer na próxima terça-feira (11), às 8h, no Assentamento Caxá, município de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, momento que marca o início da segunda fase do projeto “Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária para o estado da Bahia”. O evento contará com a presença de representantes das diversas instituições parceiras e autoridades municipais, estaduais e federais. O Reniva, como é conhecido o projeto, tem por objetivo possibilitar o acesso de agricultores familiares ao material propagativo de mandioca com essas importantes características, partindo de variedades de mandioca de uso tradicional dos produtores e também de cultivares geradas pela pesquisa.

O Instituto Biofábrica de Cacau (IBC), que vem multiplicando as mudas, vai transferir para esse primeiro maniveiro 13 mil mudas. Ainda em novembro, ao todo 15 maniveiros deverão ser contemplados com a mesma quantidade de mudas cada um, e, até o fim do ano, a previsão é de atender a 55 produtores de manivas-sementes. No evento, será realizada apresentação técnica sobre plantio de mudas de mandioca sob irrigação. As atividades do dia 11 deste mês estão sob a coordenação do engenheiro agrônomo José Carlos dos Santos, coordenador estadual da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) no projeto Reniva.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas