Ícone do site Jornal da Chapada

Previsão é de céu encoberto e chuvoso em toda a Bahia neste final de semana

reo
Com essa previsão de chuva intensa e possibilidade de trovoadas, é recomendável cautela pois, em algumas situações, aumentam as possibilidades de acidente grave durante a queda de raios | FOTO: Reprodução |

Nos próximos dias, o tempo na Bahia continua com mudanças bastante significativas, principalmente em relação à chuva. Temperatura máxima variando de 34°C a 37°C, como é típico desta época do ano, somadas à umidade vinda da região Amazônica, vão contribuir para manter o céu encoberto e chuvoso em praticamente todo o estado. Além disso, uma frente fria que avança pelo litoral do Sudeste brasileiro e sul da Bahia continua intensificando a chuva e aumentando as chances de haver trovoadas. Tempestades serão mais frequentes no final da tarde e durante a noite, o que é uma das características do verão, mesmo ainda sendo primavera.

Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com essa previsão de chuva intensa e possibilidade de trovoadas, é recomendável cautela pois, em algumas situações, aumentam as possibilidades de acidente grave durante a queda de raios. Portanto é preciso evitar áreas abertas, e não ficar embaixo de árvores, em rios e lagos.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde a temperatura vai se manter elevada (com máxima de até 31ºC), o que continua contribuindo para intensificar a chuva é a umidade vinda do Oceano Atlântico. Com essas condições de tempo quente e chuvoso, não se descarta a possibilidade de ocorrer trovoadas, sendo mais frequentes no final da tarde e durante a noite.

É importante destacar que a chuva registrada nos últimos dias, somadas a esta previsão, renova a esperança, sobretudo do sertanejo que vinha sendo castigado por longa estiagem. Outro reflexo da chuva está sendo à redução contínua no número de focos de queimadas, desde o inicio do mês.

Maré
Desta sexta-feira a domingo (14 a 16), a maré deverá atingir altura máxima no período entre 9 e 12h e entre 21 e 24h, com valores variando de 1,7 e 2,2 metros. Já a altura mínima deverá ser registrada no período entre 3 e 6h e entre 15 e 18h, com valores oscilando de 0,7 a 1,8 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação variando de fraca a moderada, com altura máxima de até dois metros.

Radiação Ultravioleta
Nesta segunda metade da primavera, a estação já apresenta características do verão, ou seja, a temperatura se eleva e a chuva fica mais intensas. Mesmo com o céu encoberto, em grande parte do período, também é nessa estação que há maior incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs). Esse aumento pode ser visto na previsão para o período entre sexta-feira e domingo, quando os IUVs deverão variar de 12 a 13 que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte da categoria de intensidade ‘Extrema’.

Os cuidados quanto à exposição prolongada ao sol deverão ser redobrados, principalmente nos horários das 10 às 16h, quando há maior incidência da radiação. Em razão disso, é recomendada a utilização de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve, o que poderá minimizar os danos causados à saúde.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas