Ícone do site Jornal da Chapada

Jornalista Dimas Oliveira lança primeiro livro em dezembro

dimas
Dimas Oliveira é jornalista | FOTO: Reprodução |

O jornalista Dimas Oliveira lança em dezembro deste ano o seu primeiro livro, “cinema demais ou era uma vez dezenas de filmes comentados e a situação do cinema em feira de santana”, que reúne colunas escritas para o jornal “Situação”, entre 1967 e 1970. Na época, dois cinemas em Feira de Santana, Íris e Santanópólis. A edição é por conta da Fundação Senhor dos Passos. Fã de cinema e aprendiz de cinéfilo, desde 1955, com sete anos, que ele assiste filmes. Na adolescência era sempre desafiado por adultos a falar sobre direção e elenco de filmes. Era como se fosse um quiz testando o conhecimento que tinha por cinema e filmes. O seu interesse sempre foi crescente pela chamada sétima arte. Até hoje escreve sobre cinema em jornais e em blogs e sites.

| FOTO: Reprodução |

Antes de escrever para o jornal semanário que existia então em Feira de Santana – estava com 19 anos -, no Ginásio Municipal Joselito Amorim, a feitura diária de um jornal mural manuscrito, “007” – homenagem aos filmes do agente secreto James Bond -, “a brincadeira de comentar filmes vistos”, como diz. Depois, no Colégio Estadual, o jornal “O Berro”, feito com Geraldo Lima e Luiz Antônio Santa Bárbara, impresso em mimeógrafo a álcool e distribuído clandestinamente, continha espaço para cinema. Daí que veio o convite de Anotevaldo Gonzaga para escrever no jornal “Situação”.

O livro reúne pouco mais de 50 colunas, contidas em um álbum de recortes envelhecido (Foto: Jorge Magalhães), guardado mesmo com inúmeras mudanças de domicílio. As colunas estão sem datas. Apenas os anos são identificados. Ele conta que foi atualizada a ortografia – a exceção de termos como os franceses matinèe e soirèe -, foi ajustada a pontuação. “A integridade dos textos está mantida”, conta. O livro tem capa assinada pelo artista plástico Gil Mário e conta com apresentação e prólogo dos jornalistas Jorge Magalhães e Madalena de Jesus, respectivamente. A organização do livro é de Thomas Oliveira.

Versão de “cinema demais” no formato e-book Kindle
O livro “cinema demais: ou era uma vez dezenas de filmes comentados e a situação do cinema em feira de santana”, de Dimas Oliveira, antes de ser lançado, está com versão no formato e-book Kindle (256 páginas) em pré-venda no site da Amazon – http://www.amazon.com.br/ – no item Arte, Cinema e Fotografia, a ser lançado em 6 de dezembro de 2014. O preço de R$ 21,99 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet. A descrição do produto: Coletânea de críticas cinematográficas publicadas no jornal “Situação” entre 1967 e 1971, pelo jornalista Dimas Oliveira. Thomas Oliveira, organizador do livro, é quem cuidou de colocar o livro nesta plataforma.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas