Ícone do site Jornal da Chapada

DCE da Ufba tem nova coordenação; deputado aponta importância do movimento estudantil

Deputado federal Valmir Assunção em plenário na Câmara Federal |FOTO Agência Câmara|

valmir
Deputado federal Valmir Assunção em plenário na Câmara Federal |FOTO Agência Câmara|

A comunidade acadêmica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) se mobilizou esta semana para eleger a nova coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A chapa 4, ‘Mandacaru’, vai comandar o DCE, no próximo ano. Caberá à estudante de Direito, Lorena Pacheco, a coordenação-geral do DCE-Ufba, que é o maior da Bahia. Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) o pleito na Ufba é uma importante demonstração de vigor do movimento estudantil, ele aponta a intensidade da disputa e considera que “a chapa apoiada por políticos da direita foi a grande derrotada no processo. Este ano uma chapa declaradamente de direita e atrelada ao DEM e PSDB disputou a eleição do DCE-Ufba”.

“Essa chapa, que se apresentava como uma novidade apartidária, teve e tem vínculos claros ao DEM e ficou apenas em terceiro, longe das chapas que lideraram. Assim como o Brasil, os estudantes da Ufba mostraram que não se sentem representados pelos ideais da direita brasileira”, dispara Valmir. A apuração do pleito constatou uma virada da chapa vencedora, que chegou a ter cerca de 400 votos atrás da chapa que ficou em segundo, a chapa 3 – ‘É tempo de Mudar’.

Ainda de acordo com Assunção, o movimento estudantil da Ufba, por meio da sua entidade representativa, o DCE, é fundamental para melhorar a qualidade do ensino superior e fazer os debates necessários para transformação da sociedade. “A juventude é a mola propulsora das pautas importantes para esse novo Brasil que estamos construindo, sem ela teremos dificuldades para pressionar o poder público, os governos e parlamento para aprovar propostas como a reforma política. Essa reforma é apenas um desses assuntos que os jovens devem encabeçar. O fim dos autos de resistência, melhorias para a universidade, mobilidade urbana, aprimoramento e ampliação de cursos e novos projetos e programas passam necessariamente por essa juventude”, informa o deputado petista.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas