Ícone do site Jornal da Chapada

Detentos serram grades e pegam armas de delegacia; houve fuga

detentos
A Polícia Militar foi acionada e cercou a delegacia | FOTO: Meramente Ilustrativa |

Cerca de cinco presos da delegacia de Itatim, a 200 quilômetros de Salvador, conseguiram fugir durante motim iniciado no final da manhã desta sexta-feira (28). Alguns detentos serraram as grades das celas, enquanto outros, que não conseguiram escapar, invadiram o setor administrativo da delegacia e pegaram armas de fogo que estavam guardadas, entre elas algumas metralhadoras. A situação teve início por volta das 12h, e, no momento da fuga, apenas um carcereiro estava na delegacia. O subtenente Benjamin, da Polícia Militar, informou, às 16h30, que os presos ainda continuavam com a posse das armas dentro da carceragem.

A Polícia Militar foi acionada e cercou a delegacia. Dois dos detentos que conseguiram fugir foram recapturados minutos depois. A polícia segue fazendo buscas na região para tentar localizar os demais fugitivos. De acordo com o subtenente Benjamin, o motim foi iniciado por detentos que haviam sido transferidos da delegacia de Amargosa. “Houve uma rebelião lá no mês passado e oito deles foram trazidos para Itatim. Mas aqui eles não têm as mesmas regalias que tinham lá, como visita de familiares toda semana, entre outras coisas. Por isso, se rebelaram”, afirmou, em entrevista ao Portal G1.

Durante a tarde, a polícia tenta negociar com os presos, que exigem exigem a presença de um juiz e de familiares. “Eles querem retornar para a delegacia de Amargosa e, por isso, querem conversar com o juiz de Santa Terezinha, que é responsável pela região de Itatim. Estamos tentanto negociar”, ressalta o subtenente, informando que nenhuma pessoa foi feita refém. De acordo com o militar, a carceragem tem capacidade para 24 presos e, no momento da fuga, contava apenas com 21 detentos. Extraído do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas