Ícone do site Jornal da Chapada

Inema resgata sucuri e devolve animal ao seu habitat

inema
A sucuri foi conduzida à Unidade de Conservação Parque Estadual Serra do Conduru | FOTO: Reprodução |

Uma cobra sucuri, de seis metros de comprimento e aproximadamente 150 kg, foi capturada na última quarta-feira (26) por pescadores na região da praia da Coroinha, município de Itacaré-Bahia. O posto avançado do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema em Ilhéus foi acionado e deslocou sua viatura, conduzida pelo especialista em Meio Ambiente, Hermann Rehem, juntamente com os técnicos do Instituto Mamíferos Aquáticos, Rian Pereira (oceanógrafo), e Adriana Mastranagelli (médica veterinária) para verificação do animal e procedimento de resgate e posterior soltura.

Ao realizar a captura, que também contou com o apoio de uma Guarnição da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Ilhéus – CIPPA se fez necessário uma análise visual e física do animal, que foi realizada pela veterinária da ONG, onde se verificou que a mesma não apresentava ferimentos. Sendo assim, a sucuri foi conduzida à Unidade de Conservação Parque Estadual Serra do Conduru, local indicado pelos técnicos do Inema para a soltura do animal por conter áreas alagadas que se concentram dentro dessa unidade de conservação, característica essas típicas do habitat natural desse réptil.

As sucuris são serpentes pertencentes à família Boidae, e compreendem algumas espécies do Gênero Eunectes (Eunectes murinus, Eunectes deschauenseei e Eunectes notaeus) que podem atingir grandes dimensões, podendo ultrapassar os dez metros de comprimento. Caracterizadas por não serem venenosas, matam suas presas por constrição. As sucuris apresentam hábitos aquáticos e alimentam-se de uma variedade de animais, como peixes, anfíbios, quelônios, lagartos, serpentes, jacarés, aves e mamíferos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas