Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Temperatura alta e ocorrência de chuva predominam neste final de semana

chuva
Na faixa centro-oeste, que abrange o oeste, São Francisco, norte e Chapada Diamantina, a umidade vinda da Região Amazônica é a responsável pela ocorrência de chuva nessas áreas | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo para os próximos dias na Bahia deverão ter mudanças significativas em relação à chuva, em decorrência do enfraquecimento da massa de ar quente e seco que vinha permitindo a formação de nebulosidade e, consequentemente, a ocorrência de chuva em praticamente todo o estado. Para Salvador e região metropolitana, onde a temperatura irá oscilar entre a mínima de 22°C e máxima de 31°C, a previsão do serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuva fraca e isolada.

Na faixa centro-oeste, que abrange o oeste, São Francisco, norte e Chapada Diamantina, a umidade vinda da Região Amazônica é a responsável pela ocorrência de chuva nessas áreas, onde a temperatura estará elevada, com máxima podendo chegar aos 35°C no oeste e São Francisco. Isso poderá contribuir para ocasionar chuva mais intensa. Nessa época do ano, a chuva é mais frequentes no final da tarde e noite.

Na faixa centro-leste são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que devem influenciar o tempo, deixando o céu nublado a parcialmente nublado com chuva fracas nas regiões nordeste, Recôncavo, sul e sudoeste. A temperatura nessas áreas também estará elevada, com máxima de até 35°C.

Maré e irradiação
Desta sexta-feira a domingo (5 a 7), a maré deve atingir altura máxima no período entre 2h e 5h e 14h e 17h, variando de 2,0 e 2,8 metros. A altura mínima acontece 8h e 11h e 20h e 23h, com valores oscilando de 0,2 a 0,4 metro. A previsão é de ondas com agitação fraca e altura máxima de até 1,5 metro.

Em dezembro, a temperatura se eleva e a chuva fica mais intensa. Nessa estação, mesmo em dias com muitas nuvens, há mais incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, aumento dos Índices de Radiação Ultravioleta, que neste final de semana devem ser 12 e 13.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aumento nos IUVs faz parte da categoria de intensidade ‘Extrema’. Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar precisam ser redobrados, principalmente nos horários das 10 às 16h, quando há maior incidência da radiação. Por isso, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve para mnimizar os danos causados à saúde.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas