Ícone do site Jornal da Chapada

Vale tudo por uma noite de sono com frescor ; veja dicas para dormir bem

domir
Após as tarefas diárias, driblar o calor da noite e dormir bem é o principal objetivo dos soteropolitanos | FOTO: Reprodução |

Usar camisas de manga longa por causa do formalismo do trabalho, estudar, pegar ônibus cheio e enfrentar engarrafamentos diários são tarefas difíceis, principalmente, se executadas durante uma temperatura de 35° graus, média atingida em Salvador durante o Verão. Após as tarefas diárias, driblar o calor da noite e dormir bem é o principal objetivo dos soteropolitanos. Diante disso, o Verão já começa a provocar reflexos na economia, pois a busca por aparelhos de ar-condicionado em todos os estados do Brasil aumentou 429% em dezembro em relação a novembro, segundo uma pesquisa do site comparador de preços Zoom.

Em Salvador o cenário não é diferente. Enquanto no Brasil a procura por ventiladores cresceu 380%, na capital soteropolitana, vendedores garantem que nos próximos meses haverá um aumento de até 100% na compra dos aparelhos de ar- condicionado. “Já sentimos que este mês houve uma procura grande, mas entre o final de dezembro e o início de janeiro, esse número deve aumentar”, disse o vendedor Maurício Amaro de Souza, que trabalha em uma loja de eletrodomésticos da Avenida Sete de Setembro.

Ainda de acordo com o levantamento, a expectativa é de que o número suba ainda mais até o fim de janeiro por conta do forte calor registrado nos primeiros dias de 2014. “Eu tenho um, mas ele está ‘ficando fraco’. Vou comprar um maior e mais forte porque está ficando difícil dormir no calor”, disse a escrevente de cartório Analice Santos Pereira, 52 anos, referindo-se à possibilidade de adquirir um novo ventilador.

Apesar da diferença de preços, os aparelhos de ar-condicionado ainda são os mais procurados. “Diante da facilidade de crédito e preços, os clientes têm optado pelos condicionadores de ar. Eles tem apresentado instalação menos complicadas e o bem-estar provocado é muito maior do que o oferecido pelos ventiladores”, completou o vendedor.

Dicas para dormir
Dormir bem, após um dia agitado, também não é tarefa fácil no Verão. Para isso, algumas dicas para espantar o calor são essenciais para garantir a tranquilidade do sono. Deixar as janelas abertas para aumentar a circulação de ar é uma boa opção, pois ajuda o ar quente a carregar o calor excessivo para longe do corpo aquecido.

A publicitária Ana Paula Santos, 30, disse que tem algumas técnicas para espantar o calor durante a noite, mas nem sempre tem obtido bons resultados. “Uso roupas leves, bebo bastante líquido e desacelero o ritmo, mas mesmo assim fica difícil dormir tranquilamente”, disse a jovem.

De pose de um novo condicionador de ar, o advogado Antônio Alves de Almeida afirma que o verão não lhe trará problemas. “Nem posso dizer que o Verão pode vim quente que eu estou fervendo, porque estarei muito fresco”, brincou. Matéria extraída na íntegra da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas