Ícone do site Jornal da Chapada

Vereador aponta avanços na organização do trânsito de Salvador

botelho
Detran investe em estrutura e encerra 2014 com saldo positivo de programas e projetos que aproximam os bairros periféricos dos serviços do órgão. Na foto o vereador de Salvador Geraldo Júnior com o diretor do órgão de trânsito, Maurício Botelho | FOTO: Divulgação |

Ações direcionadas para a fiscalização do trânsito em Salvador, como a Operação Veículo Legal, em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e órgãos fiscalizadores, o projeto Detran nas comunidades, que aproxima os bairros mais populosos do departamento, dando a comunidades socialmente vulneráveis atendimento qualificado. Esses são alguns exemplos de iniciativas promovidas pelo Detran na Bahia, principalmente na capital, que foram lembradas pelo vereador Geraldo Júnior (SD) nesta segunda-feira (15). O edil informa que novos pátios destinados à guarda e custódia de veículos apreendidos, o maior deles localizado no bairro de Mussurunga, com 30 mil metros quadrados, foi uma das grandes conquistas deste ano do órgão.

De acordo com o diretor geral do Detran, Maurício Botelho “esse pátio atenderá toda a região metropolitana e tem mais dois em Itabuna e Feira de Santana. O maior ganho dessas medidas é para a segurança pública, porque possibilita que as polícias possam realizar blitz nesses locais, e os veículos irregulares serão custodiados com segurança”, pontua. A instalação do Detran Comunidade no bairro de Paripe foi outra ação do órgão destacado pelo vereador Geraldo Júnior. Os residentes do subúrbio ferroviário passaram a contar com um posto de atendimento para realizar serviços de veículos sem a necessidade de deslocamento para o centro da cidade.

Em 2015 o projeto será ampliado para Cajazeiras e Liberdade, segundo informa Maurício Botelho. Outra grande iniciativa foi a Escola Pública do Detran (EPtran), com função social e se destacou em 2014 por promover campanhas educativas e cursos de capacitação habilitando aproximadamente 10 mil novos condutores, que não poderiam pagar a primeira habilitação. De acordo com Botelho, para 2015 a meta é ampliar para motocicletas auxiliando jovens a inserir-se no mercado de trabalho. “Reconheço as ações do Detran e a atuação do diretor Maurício Botelho, que encerra suas atividades de 2014 de maneira positiva visionando mais ações para o próximo ano. É notável que todas essas iniciativas, principalmente a social da EPtran, dão oportunidade a centenas de jovens ao tratar a educação de trânsito também como um meio de transformação dos indivíduos no convívio em sociedade”, salienta o edil do Solidariedade.

O vereador de Salvador também afirma que no espaço público é fundamental educar por meio de projetos e programas com informações, mas, sobretudo, “com valores ligados à cidadania”. “São iniciativas como as desse ano, que melhoram, por exemplo, a fluidez e organização no trânsito, garantindo mais segurança para transeuntes e veículos. Como em anos anteriores, o Detran tem realizado sinalização de trânsito em diversos municípios da Bahia. Não é apenas na capital que órgão atua, mas em todas as regiões do estado, levando serviços e fiscalização, investindo em profissionais e considerando as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro”, completa Geraldo Júnior.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas