Ícone do site Jornal da Chapada

PCdoB deve indicar Olívia Santana para Sepromi, sinaliza Daniel Almeida

daniel
Presidente do PCdoB tem expectativa de vaga de Davidson Magalhães na Câmara | FOTO: Jornal da Chapada |

Com reunião agendada com o governador Rui Costa (PT) para a manhã desta quinta-feira (18), o presidente estado do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, admitiu que, entre as indicações do partido, está o nome da ex-vereadora de Salvador Olívia Santana para a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). A tendência é que o governador apresente em seguida, também pela manhã, o restante do secretariado. “Tudo é possível. Nós temos uma última conversa amanhã durante a manhã para fechar esse entendimento. Há uma sinalização do Rui de que o PCdoB não deve perder espaço”, afirmou Almeida. Segundo o comunista, no entanto, outras alternativas estão em análise. “Apresentamos uma lista de 10 nomes, que caiu para quatro. Olívia está entre esses nomes. O deputado Álvaro Gomes foi indicado para a Setre (Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e ainda temos a expectativa de manter espaços equivalentes ao que temos hoje”, sugeriu.

Apesar do nome de Olívia ter vínculos fortes com movimentos de minorias, o dirigente do PCdoB lembrou que existem outras pessoas pleiteando a vaga da Sepromi. “Eu sei que a Sepromi é de interesse do PT, para atender Luiz Alberto, que ficou sem mandato”, completou. Além de uma segunda pasta, o PCdoB contabiliza ainda a eventual ascensão do agora 1º suplente de deputado federal Davidson Magalhães – Fernando Torres (PSD), então encabeçando a lista de suplentes, continuará na Câmara após a indicação de Josias Gomes para a Secretaria de Relações Institucionais. De acordo com Daniel Almeida, outros governos estaduais têm por hábito convocar deputados federais para ocupar o primeiro escalão no estado, o que deixa o PCdoB confortável com a expectativa da convocação do ex-presidente da Bahiagás. “Nós temos muita expectativa que o Davidson entre”, frisou. A vaga na Câmara, todavia, não passa pela negociação por espaços no governo estadual. “São entendimentos diferentes”, assegurou.

O presidente do PCdoB na Bahia, que chegou a ser cotado para uma vaga na Esplanada nos Ministérios, disse ainda que o partido indicou o ministro Aldo Rebelo para permanecer no Ministério do Esporte. “Os primeiros contatos com o governo foram no sentido que o PCdoB pretende ficar no Ministério do Esporte, quando ele atinge um patamar de ministério substancial, e em conversa com Aldo, ele disse que não está abdicando da posição”, afirmou Almeida. Segundo ele, resta apenas uma decisão da presidente Dilma Rousseff (PT) para que seja feito o anúncio. Extraído do Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas