Ícone do site Jornal da Chapada

Deputado do PT destaca relações internacionais e posição de Dilma no Mercosul

fotos1
Valmir comemora 50 anos e destaca relações internacionais com marco para o final de 2014 | FOTO: Vitor Fernandes |

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) se pronunciou nesta quinta-feira (18) a respeito das relações diplomáticas que foram retomadas entre os Estados Unidos (EUA) e Cuba, após décadas. Para o parlamentar, essa decisão dos governos cubano e norte-americano “é o início do fim de uma longa e injusta perseguição ao povo cubano” e que ainda é preciso romper o embargo econômico que persiste. “Este dia 17 de dezembro já é histórico, não só porque faço 50 anos de vida, mas também porque a data abriga acontecimentos importantes para a história política do mundo. Barack Obama, presidente dos EUA, anunciou que o país retomou as relações diplomáticas com Cuba, sendo assim o início do fim do embargo criminoso contra a ilha. Esse é um passo importante. Uma notícia que também coloca o Brasil em um patamar fundamental, diante do financiamento brasileiro ao Porto de Muriel. E mais, acabo de saber que o parlamento europeu reconheceu o Estado Palestino. Isso que são boas notícias de aniversário”, declara Valmir, que completou 50 anos na quarta-feira (17).

Populares, políticos e militantes do PT acompanharam as homenagens ao deputado federal Valmir Assunção | FOTO: Vitor Fernandes |

O deputado federal também apontou para o Mercosul, bloco econômico que elegeu a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, como a nova comandante da cúpula de países latino-americanos. “Essa posição pode acelerar relações do Mercado Comum do Sul, principalmente entre os países membros Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, como também na entrada de outros”, completa. No encontro realizado na quarta-feira (17), na Argentina, onde Dilma assumiu o posto de “presidenta do Mercosul”, o ponto central dos debates foi a renovação do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). O Focem é “um instrumento financeiro de financiamento a projetos de desenvolvimento socioeconômico e de infraestrutura que beneficia diretamente os países membros”. Dilma ainda informou para imprensa, que será estabelecida a Reunião Especializada sobre Direitos dos Afrodescendentes. Assunção também tem interesse nos debates, por envolver diretamente pautas em debates no Brasil, como o fim dos autos de resistência e o combate ao extermínio dos jovens negros.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas