Ícone do site Jornal da Chapada

Deputado baiano defende Patrus Ananias para o Ministério do Desenvolvimento Agrário

valmir e patrus
O futuro ministro do governo Dilma, Patrus Ananias, e o deputado federal, Valmir Assunção | FOTO: Divulgação/Rita Tavares |

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) voltou a se pronunciar sobre a composição do quadro de ministros para o novo governo da presidenta Dilma Rousseff (PT). Nesta sexta-feira (26), o parlamentar petista defendeu a indicação do mineiro Patrus Ananias para assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário com a ideia de “assumir a função de ampliar as ações para viabilizar a reforma agrária no país”. De acordo com Valmir, Patrus Ananias foi prefeito de Belo Horizonte quando derrotou outras duas chapas, uma inclusive composta pelo então deputado federal Aécio Neves (PSDB), que ficou em terceiro lugar. “Fora essa atuação política, Patrus foi ministro do governo Lula, na mesma época em que eu fui secretário de Desenvolvimento Social, no primeiro mandato de Wagner. Ele atuava justamente na pasta de Combate à Pobreza e tivemos parcerias que ajudaram a expandir, por exemplo, o programa Bolsa Família no estado da Bahia”, frisa Assunção.

Valmir ainda lembra que mesmo com a crise mundial pressionando a economia do Brasil, o então ministro de Lula conseguiu aplicar as políticas sociais do governo. Foi na gestão de Ananias, por exemplo, que o Bolsa Família foi implantado. “Ele foi a base desse programa do governo Lula que mudou a realidade das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Foram desenvolvidos ainda inúmeros projetos na Bahia, como os que fortaleciam e desenvolviam a cadeia do leite e de caprinos no semiárido e a construção de cisternas de consumo e em escolas da zona rural. Sem falar que sua gestão em Belo Horizonte foi premiada pela Organização das Nações Unidas como modelo de gestão pública”, completa o deputado petista. Para Valmir, a indicação de Patrus é seguir com o compromisso de crescer a participação dos movimentos sociais no governo e nas decisões políticas, diálogos esses que considera fundamentais para a continuação da administração da presidenta Dilma.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas